O projeto da casa Montez Champalimaud nos Vinhos Verdes arrancou oficialmente na década de 80, mas a ligação da família à região remonta ao séc. XV. Este ano apresenta-se ao mercado com imagem renovada, com o objetivo de atrair novos consumidores nacionais e internacionais.

Na posse da família Montez Champalimaud há vários séculos, a Quinta de Paço de Teixeiró tem sido uma testemunha viva da evolução da região dos Vinhos Verdes. Tal como a Quinta do Côtto, emblemática propriedade da família no Douro, este é um legado familiar preservado geração após geração, que hoje introduz outro capítulo na sua história: a apresentação de novo posicionamento e imagem.
Localizada na sub-região de Baião, nos contrafortes do Marão, a Quinta de Paço de Teixeiró usufrui de um terroir único e diferenciador, caracterizado por um microclima com vontade própria, com noites frias provocadas pela proximidade da serra e pelos solos ainda durienses (xisto). Tudo isto lhe permite que seja a sede natural da casta Avesso, uma das promessas da região e a base dos vinhos da casa.
O resultado são vinhos de perfil sério, fresco, complexo e muito gastronómico, reforçando uma nova faceta dos Vinhos Verdes. Atualmente são produzidas duas referências na propriedade: o Paço de Teixeiró Branco e o Paço de Teixeiró Avesso, ambos com assinatura do jovem enólogo Lourenço Charters Monteiro.
Elaborado a partir das castas Avesso (80%) e Loureiro (20%), de vinhas com mais de 35 anos de idade, o Paço de Teixeiró Branco 2017 surpreende pela complexidade e profundidade. Ao primeiro contacto revela uma boa mineralidade, com aromas cítricos e florais, combinados com ligeiras notas vegetais. Na boca revela-se elegante e equilibrado, deixando para o final toda a sua frescura. É a companhia ideal para os pratos típicos da estação.
Com um perfil diferente, mas partilhando a mesma vontade de levar à mesa um retrato fiel da região dos Vinhos Verdes, o Paço de Teixeiró Avesso 2016 é um vinho complexo, cujo lançamento é sempre atrasado um ano para que o vinho possa evoluir em garrafa e exprimir o seu máximo potencial. Com apenas 800 garrafas disponíveis, este vinho caracteriza-se pela complexidade conferida pelo estágio em barricas, muita elegância e equilíbrio, com bom volume de boca, abrindo caminho para um final vibrante, fresco e com garra.
Esta é uma das primeiras novidades da casa Montez Champalimaud para 2018, que reforça o investimento na região dos Vinhos Verdes e na sua promoção em Portugal e além-fronteiras. As novas colheitas já se encontram disponíveis nas principais garrafeiras do país.
Paço de Teixeiró Branco 2017 tem o PVP: de 7,5€ e Paço de Teixeiró Avesso 2016 de 15€.