Produzido a partir de uvas de solos graníticos, o novo Poças Branco da Ribeira 2017 enaltece a diversidade do terroir do Douro e é uma homenagem à tenacidade da região. As novas edições dos brancos da centenária empresa de vinhos do Porto e Douro chegam com carácter celebrativo.

Plantada em terras de mato que a centenária empresa de vinhos do Porto e Douro comprou em 1988, a vinha da Quinta Vale de Cavalos localiza-se próximo da albufeira da Ribeira Teja e revelou, desde as primeiras colheitas, boa aptidão para a produção de uvas brancas, atingindo atualmente uma estabilidade notável – a parcela está ocupada com as castas Fernão Pires, Rabigato, Arinto de Bucelas e Códega, sendo que o novo branco é feito com as duas últimas castas.
Engarrafado recentemente, o Poças Branco da Ribeira 2017 é um vinho com volume e espessura e uma acidez muito viva e será colocado no mercado no outono, com o PVP 45 euros.
O enólogo principal da Poças e membro da família, Jorge Pintão, reconhece que o Douro não é um território natural de vinhos brancos, mas a “região é capaz de fazer brancos de grande qualidade”. O novo Poças Branco da Ribeira 2017 vem provar isso mesmo. “É preciso ter um projeto em mente, com vinhas plantadas num local muito bem escolhido, realizar um trabalho demorado de seleção de uvas, com corte cirúrgico e no momento preciso, para evitar grandes maturações”, acrescenta, e “controlar a descida meteórica de acidez, típica no Douro”.
Fazer o novo branco da Poças “é um desafio à natureza”, conclui Jorge Pintão, que requer “tenacidade e tecnologia”.
Em ano de celebração do centenário e a par do novo Branco da Ribeira 2017, a Poças lança as novas edições dos brancos clássicos da casa, o Coroa d’Ouro 2017 e o Vale de Cavalos 2017 (anteriormente este vinho era designado de Poças Reserva branco), bem como o Porto Vintage 2016.
Coroa d’Ouro branco 2017 é um vinho de cor amarelo palha, frutado e com acidez equilibrada e persistente. Produzido a partir das castas Malvasia Fina, Códega, Rabigato, Viosinho e Moscatel, fermentou a temperatura controlada em cubas de aço inox até ao engarrafamento. Tem o PVP de 4,5 euros.
Coroa d’Ouro tinto 2016 tem cor ruby, de aroma intenso e elegante, com perfil frutado. Produzido a partir das castas Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Barroca, fermentou a temperatura controlada em cubas de aço inox até ao engarrafamento. Tem o PVP de 4,5 euros.
Vale de Cavalos branco 2017 é um vinho fresco e floral, com notas de citrinos e madeira bem integrada e com um final longo e elegante. Produzido a partir das castas Códega, Rabigato, Gouveio e Viosinho, colhidas nas zonas mais elevadas do Douro Superior para lhe assegurar frescura. O estágio em barricas de carvalho francês confere-lhe complexidade e estrutura. PVP de 8 euros.
Vale de Cavalos tinto 2016 possui um perfil fresco e frutado, de boa intensidade aromática, suave e elegante. Produzido a partir das castas Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz, Tinta Barroca, colhidas nas zonas mais elevadas do Douro Superior para lhe assegurar frescura. O estágio em barricas de carvalho francês confere-lhe complexidade e estrutura. PVP 8 euros.
Porto Vintage 2016 côr rubi profundo, com intensa expressão aromática e corpo equilibrado, a mostrar a excelência do ano 2016 para a produção de Vinho do Porto, com vários produtores a declararem ano Vintage, a mais valorizada distinção dada a uma colheita.
Sedoso, elegante e equilibrado, predominam os aromas florais, fruta madura e compota. Boca bem expressiva com final frutado e persistente. Vinho de guarda por excelência, prossegue o envelhecimento em garrafa. Tem o PVP de 65 euros.