Distinguido com uma Estrela Michelin, o restaurante Largo do Paço encontra-se em pleno centro histórico da romântica cidade de Amarante, inserido no luxuoso hotel de charme, Casa da Calçada, com quem partilha todos os exigentes requisitos da cadeia internacional, Relais & Chateaux.

Tiago Bonito, o chef executivo do Largo do Paço, acaba de desenhar uma nova carta de autor, que reflete, na integra, a sua própria identidade enquanto chef. Tiago Bonito é um apaixonado pelas artes da cozinha, tendo conquistado o título de Chefe Cozinheiro do Ano em 2011, no mesmo concurso em que se distinguiu com o Troféu de Inovação.

Todos os seus pratos têm uma história por detrás deles, têm raízes, memórias e experiências. A carta que apresenta agora é uma ode à estação estival, “ao sol da costa portuguesa, aos campos em flor e aos pastos verdejantes repletos de vida”, acrescenta o chef. “Valorizo os produtos da época, nacionais e locais, de forma a garantir que à mesa dos clientes chegam pratos primorosamente apresentados, preparados e confecionados com ingredientes da melhor qualidade, estando sempre salvaguardada a variedade e complementaridade que a paleta de sabores dos produtos sazonais oferece”, assegura Tiago Bonito, o premiado jovem chef que em 2017 assumiu a liderança do Largo do Paço.

Na nova carta preparada surgem dois menus centrais, de degustação: “Caminhos” e “Identidade”. No menu “Caminhos” o chef propõe uma viagem pelos paladares dos locais que marcaram a sua vida e as suas vivências, de norte a sul de Portugal. No menu “Identidade” são apresentados 10 novos pratos que refletem os 10 mandamentos do próprio chef, mandamentos que norteiam toda a sua atividade profissional.

De “Caminhos” a “Identidade”, passando por toda a carta do Largo do Paço, permanecem comuns, e transversais, a sazonalidade dos ingredientes o respeito pela nobreza de cada produto, a rigorosa seleção de ingredientes e produtores e o extremo cuidado na confeção e apresentação de cada um dos pratos.

Dos best-sellers da nova carta, destacam-se os pratos “Jardim do Chef”, uma homenagem e dedicatória à sua mãe, que é uma amante de jardins, flores e ervas aromáticas, o “Carabineiro do Algarve”, que representa a sua passagem e viagem pelo Algarve durante vários anos e a sua grande ligação ao mar. Destaque ainda para o “Cherne ao Sal”, que tem por base um método com o qual adora trabalhar, pois realça o sabor e o produto, e para a “Açorda de Marisco” feita com pão alentejano, crustáceos e bivalves, ligada no momento com gema e coentros. Nas carnes, o chef destaca o “Vitelão Nacional” grelhado com carvão vegetal e acompanhado por legumes grelhados, que reflete as suas memórias de infância e respetivas tradições familiares. Nos doces, Tiago Bonito realça o “Café Gelado” uma sobremesa composta por cacau, framboesa e pimenta rosa, que lhe relembra os tempos vividos em Chicago, onde bebia café gelado e sem açúcar e o prato “Mel do Marão”, uma declarada homenagem à região e à estação em que as abelhas começam a produzir mel.

O Chef e o sommelier David Teixeira sugerem ainda a harmonização desta nova carta com os vinhos Quinta da Calçada, os vinhos da Casa da Calçada Relais & Chateaux, produtor de vinho em Amarante desde 1917, que é um dos mais antigos produtores da região demarcada dos Vinhos Verdes e também o detentor da vinha certificada mais antiga da região. No Largo do Paço encontra ainda uma seleção exclusiva de vinhos nacionais e internacionais, recomendados sob o aconselhamento do sommelier para uma experiência gastronómica ímpar.

Reservas
Telef: 21 255 410 830
Mail: [email protected]
Mais informação