Novos vinhos selecionados em prova cega, na reunião mensal do “Painel Nacional de Avaliação de Vinhos”, elegeu, a 26 de Março, um Vinho Verde e dois vinhos da Região do Douro durante o almoço a cargo da Silva Carvalho Catering que decorreu no restaurante Links da Fundação de Serralves, no qual as harmonizações foram asseguradas por uma selecção de vinhos escolhida pelos membros do painel Alivetaste.com, com a colaboração da Garage Wines.

Parte do painel numa das sessões de trabalho

A prova cega de vinhos de mesa, fortificados e destilados, contou com a presença de Artur Junqueira (Silva Carvalho Catering), Ivone Ribeiro (Garage Wines), José Augusto Moreira (jornal Público), Luís Machado (arquiteto e empresário), Manuel Moreira (consultor vínico), Mário Rodrigues (Alivetaste.com), Renato Cunha (Chef de cozinha do Ferrugem), Miguel Rangel (Fundação de Serralves) e Tim Hogg (investigador na UTAD e na Universidade Católica).

Entre os 9 vinhos das várias Regiões Demarcadas, o Douro distinguiu-se, a par da Região dos Vinhos Verdes no Top 3 eleito pelo júri: nos brancos, Afros Loureiro 2009 Vinho destacou-se pela complexidade e sofisticação, com um perfil de fruta seca e desidratada, com frescura e alusão mineral. Ideal para iguarias refinadas, sabores frescos, técnicas de tempura, salteados, sempre alinhado com ervas aromáticas e molhos elegantes.

Nos vinhos tintos, Gambozinos Reserva 2012 sublinhou o vigor e energia do “calor” da fruta da Região do Douro, com um aroma cheio completado por boa torrefacção, tabaco e especiarias. Reclama, por isso, boa suculência do prato, proteína que acomode a algum do vigor, o molho e alguns elementos (tubérculos, arrozes ou raízes), contribuirão na textura e persistência que espelhe o perfil do vinho. Apesar do vigor, não carece de pratos muito intensos. Técnicas de grelha, guisados e assados de forno, terão muita validade. Sabores outonais, especiarias tostadas, sabores umami, ervas secas, contribuirão no ajuste aromático, correspondente à evolução e estágio do vinho. 

O vinho do Porto mais pontuado foi Vallado Porto Tawny 10 anos, exercendo um fascínio imediato pela sofisticação do aroma a frutos secos, cereja, tons caramelizados, praliné, citrino confitada e subtil fumado. Requer que as iguarias acalmem o poder do álcool, e subtraiam a percepção de doçura. A conjugação entre as várias possíveis proteínas com molhos, assim como apontamentos de fruta, legumes ou crocantes, resultarão numa narrativa de sabor a não perder. A tradição sugere a sobremesa como parceiro de instinto. Um criativo e funcional suporte de fruta, gelados ou sorvete, serão, de todo, muito bem-vindos. Obviamente irresistível com queijos de variadas tipologias.

A restrita lista de recomendações que fica disponível na garrafeira Garage Wines integra o Top 3 seleccionado a cada mês, sendo comunicado o resultado da pontuação atribuída pelo painel, integrando brancos e tintos de mesa de todas as Regiões vitivinícolas nacionais e vinhos do Porto. Os três vinhos seleccionados são também objecto de proposta de harmonização e os três melhores de cada categoria ficam automaticamente apurados para a prova anual da qual resultará o prémio “AliveTaste/Amado”, atribuído em Junho no evento “Sabores da Vida”.