Da Herdade das Servas, propriedade vitivinícola localizada às portas de Estremoz, surgem duas novidades apresentadas pela família Serrano Mira, uma das mais antigas na produção de vinho. Ambos tintos, da colheita de 2015, são fruto de um trabalho constante na vinha e na adega por parte de uma equipa dedicada e focada em cada uma das diversas áreas.

Referimo-nos aos novos ‘Herdade das Servas Reserva tinto 2015’ e ‘Herdade das Servas Alicante Bouschet 2015’.

O ‘Herdade das Servas Reserva tinto 2015’ vem dar resposta aos apreciadores exigentes dos vinhos regionais alentejanos. Feito a partir das castas Alicante Bouschet (50%), Cabernet Sauvignon (35%), Alfrocheiro (10%) e Aragonêz (5%) de vinhas plantadas em solos vermelhos derivados de calcários pardos ou cristalinos, com manchas de xisto, beneficiando de um clima mediterrânico com elevadas amplitudes térmicas e Verões quentes e secos. É de cor vermelho cereja profundo, com aromas de ameixa, figo, chocolate, pimenta, cedro e notas fumadas. Em boca revela-se complexo, estruturado, cheio, com taninos equilibrados e tostados de barrica, derivados do estágio de 12 meses em barricas de carvalho francês e americano de primeiro e segundo anos. Seguiu-se o merecido repouso em garrafa.

O ‘Herdade das Servas Alicante Bouschet tinto 2015’ é o quarto que se segue nesta linha de monocastas. Assim, após a colheita 2014 chega a vez deste 2015, um vinho de uma cor vermelho violeta profundo. No nariz destacam-se a ameixa, a amora, o cacau, as especiarias e as notas florais, aromas típicos desta casta plantada no Alentejo há mais de um século. No palato é complexo, estruturado, fresco e volumoso com taninos ricos e tostados de barrica, sensação que se deve aos doze meses de estágio em barricas de carvalho francês e americano. O final de boca é persistente.

 Ambas as colheitas têm potencial de guarda e envelhecimento entre 20 a 30 anos. Para os “enogastrónomos” fica a sugestão de recorrer a uma harmonização com carnes vermelhas e de caça, queijos intensos e enchidos.

O Herdade das Servas Reserva tinto 2015 tem o PVP de €19,50 e o  Herdade das Servas Alicante Bouschet tinto 2015 de €16,50