Em casa familiar recuperada com origem no séc. XVIII, que integra o património cultural e arquitetónico do município de Braga, o Hotel Rural Alves fica localizado em plena zona rural minhota, sendo ideal para relaxamento absoluto a 15 minutos da cidade de Braga.

Esta unidade rural construída e reconstruída em granito da região, com madeiras de qualidade e mármores nas casas de banho, é uma unidade muito confortável. Os quartos estão concebidos para uma estadia e noite relaxantes. São bem insonorizados, com excelentes colchões e almofadas que permitem diferentes combinações. O único a apontar nos quartos é o facto de os chuveiros não serem walk-in.

Os pequenos-almoços são simples e rurais, numa pequena e acolhedora sala. Quando saímos do quarto e entramos na sala, temos já todas as opções dispostas numa mesa reservada para nós, com pães saborosos e de diferentes tipos (3 a 4), queijos diversos, iogurtes, mel e compotas saborosas, permitindo uma interessante, campestre e importante primeira refeição do dia, composta também pelas tradicionais opções.

Tem uma pacata piscina com infraestruturas, relvado envolvente e uma garagem (pouco vulgar em unidades rurais).

O restaurante “A cozinha da Avó Emília” (apenas por reservas), é composto por opções de cozinha tradicional. A Celeste Alves herdou a mão para as artes culinárias da sua avó Emília, o que lhe permite confecionar um bacalhau com o nome da sua avó; um cabrito assado no forno com tudo a que tem direito; coelho à caçador; cozido à portuguesa; arroz de grelos com pataniscas; e alguns peixes assados no forno, como robalo ou dourada.

A sala do restaurante pode ser também uma simpática sala para eventos, com entrada exterior e parque de estacionamento para não interferir com os clientes da unidade rural, que é suportada na cozinha referida.

As proprietárias são as duas irmãs, Celeste Alves e Emília Alves (5ª geração), engenheiras de profissão, que dão a cara por esta simpática, confortável e simples unidade rural.

Travessa de Torneiros, nº 9 – Penso
4705-628  Braga
GPS: 8.4338 longitude/ 41.4865 latitude
Tel: +351 253 269 435
Telm: +351 931 765 498
Mail: [email protected] ou [email protected]

Texto Mário Rodrigues
edição Rita Lisboa