Ao longo de uma semana, a qualidade dos vinhos portugueses vai estar em foco no Concurso Vinhos de Portugal. De 14 a 18 de Maio, mais de 1300 vinhos, produzidos por 372 agentes económicos, vão ser provados e avaliados por mais de 160 jurados, onde se contam reputados especialistas internacionais que se deslocam propositadamente a Portugal para o efeito.

O momento alto de uma semana dedicada à promoção do vinho nacional será a gala de entrega de prémios, que terá lugar no dia 18 de Maio, no Convento do Beato, em Lisboa.

O Concurso Vinhos de Portugal, uma iniciativa da ViniPortugal, arranca com a realização de provas, entre 14 e 16 de Maio, no CNEMA, em Santarém, destinadas a avaliar os 1307 vinhos inscritos na edição de 2018. Cada vinho será apreciado em prova cega por um júri composto por especialistas em vinhos, entre enólogos, jornalistas, sommeliers e outras entidades ligadas ao vinho. Dos 160 jurados presentes em Santarém, 30 são provenientes de países estrangeiros, como os EUA, Reino Unido, Canadá, Alemanha, Brasil, França, China, Espanha, Coreia do Sul, Hong Kong, Taiwan, Angola, Rússia, Noruega, entre outros. Cerca de 440 vinhos serão avaliados em cada dia de prova no CNEMA.

Com base nas escolhas feitas na 1.ª fase, o Grande Júri do Concurso vai reunir nos dias 17 e 18 de Maio no IVV para atribuir as medalhas Grande Ouro e os Melhores do Ano, as distinções principais da iniciativa. O Grande Júri volta a contar com especialistas de renome internacional, nomeadamente John Szabo MS, do Canadá, Evan Goldstein, dos EUA, Dirceu Vianna Junior MW e Andrés Rosberg, presidente da ASI (Association de la Sommellerie Internationale), que se juntam a Luís Lopes, presidente do Concurso, e Bento Amaral. Os vencedores da edição 2018 serão anunciados na gala que se realizará no dia 18 de Maio no Convento do Beato, em Lisboa, a partir das 19h30.

Para além de ser um momento de avaliação da qualidade dos vinhos portugueses, o Concurso Vinhos de Portugal é também uma oportunidade de divulgação da marca Wines of Portugal e de afirmação de Portugal como um país produtor de vinho de qualidade junto de especialistas e influenciadores internacionais. O programa da iniciativa inclui ações dirigidas aos jurados internacionais nomeadamente a realização de master classes, para dar a conhecer a diversidade e especificidades dos vinhos nacionais, jantares vínicos e visitas a produtores, dando a conhecer no terreno alguns projetos de sucesso na produção de vinhos de excelência de diferentes regiões do País.