Entre 11 e 13 de maio, a 23.ª edição da Mostra de Vinhos em Fernando Pó apresenta os melhores vinhos produzidos no concelho de Palmela.

Com um programa recheado de animação e várias propostas de atividades enoturísticas, o certame encontra-se, este ano, num ponto de viragem, realizando-se, pela primeira vez, no novo pavilhão da Associação Cultural e Recreativa de Fernando Pó, inaugurado no verão passado, fruto de uma candidatura do Município ao Portugal 2020 (PAICD), no âmbito do projeto Centro Rural Vinum. Com um espaço renovado, mais conforto e os vinhos multi-premiados desta região vinícola, estão reunidas as condições para um fim de semana em cheio.

Estarão disponíveis para prova pelo público 28 vinhos tintos e 17 brancos do concelho de Palmela, e os 10 Melhores Vinhos do Ano, escolhidos em prova cega pela Câmara de Provadores da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, serão divulgados no domingo, às 15 horas. Além dos vinhos para prova e a concurso, a mostra conta com 26 pavilhões de produtos do concelho de Palmela (queijos, compotas, doçaria, entre outros), um espaço com várias propostas gastronómicas e uma exposição de alfaias e máquinas agrícolas.

O habitual colóquio técnico, dinamizado pela Associação de Viticultores do Concelho de Palmela, debate, este ano, a importância da formação no setor vitivinícola, não só no tema específico da vinha e do vinho, mas também em áreas como a segurança, a legislação ou o marketing, para uma ação cada vez mais qualificada e profissional.

Pela primeira vez, a Mostra de Vinhos em Fernando Pó será um Eco Evento Amarsul, certificação atribuída pela empresa multimunicipal a iniciativas que apostem na separação de resíduos valorizáveis.

As entradas têm o valor simbólico de dois euros e a aquisição do copo oficial da Mostra, no valor de três euros, garante o acesso à prova de todos os vinhos a concurso.

A organização do certame é da responsabilidade da Comissão Organizadora da Mostra de Vinhos em Fernando Pó e da Associação Cultural e Recreativa de Fernando Pó, e o Município de Palmela atribui apoio financeiro no valor de 2.500 euros e apoio logístico no valor de 6 mil euros.

Destaque para o programa “À Descoberta das Vinhas do Sado – Fernando Pó”, no dia 12 de maio, com embarque em Lisboa. Organizada pela Casa Ermelinda Freitas, a Fernão Pó Adega, a Adega Filipe Palhoça, a Câmara Municipal de Palmela e a On Innovation, em parceria com a CP – Comboios de Portugal e o apoio da Rota de Vinhos da Península de Setúbal, a atividade propõe visitas guiadas às adegas e experiências gastronómicas.

O showcooking com o Chef João Feliciano e o minicurso de iniciação aos vinhos com o enólogo Jaime Quendera são mais algumas propostas a não perder.

Informações e reservas: [email protected] | 265501621
Organização: BikeExperience | Gopersports
Apoio: Câmara Municipal de Palmela e Rota de Vinhos da Península de Setúbal