As novas propostas e as tendências do vinho em Portugal são o mote para a participação da maior delegação nacional de sempre na ProWein 2018, o maior evento mundial no sector vitivinícola.

De 18 a 20 de Março, mais de 370 produtores nacionais darão a conhecer e a provar vinhos portugueses de excelência. A ViniPortugal aposta na promoção da marca “Wines of Portugal” numa das maiores montras mundiais do setor. A participação inclui ainda um vasto programa de seminários, com oradores de renome internacional, dirigidos a profissionais da área da gastronomia e comércio bem como a jornalistas internacionais.

Durante a feira, os visitantes terão ainda a oportunidade de provar no stand da ViniPortugal cerca de 80 vinhos selecionados, distinguidos com prémios em concursos e provas a nível nacional e internacional, representativos de várias regiões vitivinícolas nacionais, do Vinho Verde ao Alentejo.

A programação da ViniPortugal na ProWein 2018 contempla 18 seminários, que contarão com a presença de oradores de renome internacional, como Caro Maurer MW e Carine Patricio, sommelier no restaurante Jellyfish. Por seu turno Christina Fischer e Patrick Jabs abordarão a harmonização gastronómica com vinhos portugueses, apresentando sugestões de combinação com diferentes pratos de comida internacional. Destaque ainda para a participação do orador português António Graça, que vai conduzir o seminário “Portugal’s sustainable winemaking innovates tradition”, subordinado ao tema da sustentabilidade e da preservação das castas autóctones, e para a wine educator da ViniPortugal Sofia Salvador, que orientará dois seminários dedicados a apresentar a singularidade dos vinhos de Portugal.

Segundo um estudo desenvolvido pela organização da ProWein em colaboração com a Universidade de Geisenheim, Portugal foi o 7.º país mais procurado na edição de 2017 da ProWein. O estudo, que consultou cerca de 1500 especialistas do setor vitivinícola provenientes de 46 países sobre mercados internacionais, tendências de marketing e desenvolvimento de canais de venda de vinho, revelou que 17% dos inquiridos demonstraram interesse em incluir vinhos de Portugal na gama de produtos. Aprofundado a análise, o estudo verificou que Portugal ocupava o 4.º posto nas opções dos retalhistas internacionais (21%), atrás de Alemanha, Espanha e Itália, e o 2.º lugar na opinião dos retalhistas alemães (26%), apenas ficando atrás da Áustria, para alargar a gama de produtos com vinhos de novos países.

De acordo com os dados do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), a Alemanha constitui o 6.º maior mercado de destino em valor, valendo em 2017 cerca de 47M€, o que representa um crescimento face ao ano anterior de 8,1% em valor. Em termos de estrutura e peso de cada uma das categorias de vinhos exportados, o vinho com DOP representa a maior fatia de exportação de Portugal para a Alemanha (53%), seguido de perto pelo Vinhos Licorosos com DOP – Porto e Madeira (28%).