A localização e as características do espaço promovem o turismo cultural, o enoturismo e o agroturismo, neste turismo rural que está a recuperar uma aldeia no interior do país.

Juízo: uma aldeia tipicamente beirã, vestida de granito amarelo e que segundo reza a lenda foi pertence de um Juiz. Uma aldeia que no passado foi Vila Romana e que é hoje um território onde o silêncio é Rei. Uma aldeia onde a história permanece e a vida se prolonga. Onde o azeite, o vinho e a amêndoa são as estrelas, e brilham com um queijo, um requeijão e um belo pão.  Uma terra em que a autenticidade das suas gentes rima com a lealdade dos seus rebanhos. Uma aldeia hospitaleira, com tudo para dar e que tem sempre um sorriso preparado para quem vem de fora.  É aqui que moram as Casas do Juízo!

As Casas do Juízo, situadas em Pinhel, na Guarda, são um empreendimento turístico privilegiado, inserido num meio rural e no centro de cinco Aldeias Históricas, a 30 minutos de carro do Douro Superior e do Parque Arqueológico do Vale do Côa. Com capacidade para 30 pessoas, este Turismo de Aldeia é constituído por oito casas independentes – de T0 a T4 – inseridas em dois condomínios fechados localizados no centro da aldeia. 

Plantadas no cruzamento da Grande Rota das Aldeias Históricas de Portugal e da Grande Rota do Vale do Côa, estas oito casas de campo oferecem tudo o que é esperado numa aldeia típica beirã: a arquitetura tradicional com predominância do granito amarelo, lareira ou salamandra para combater o rigor do inverno, quinta biológica com horta e árvores de fruto, percursos pedestres por caminhos rurais, degustação de pratos tradicionais e ainda a possibilidade de acompanhar o fabrico do queijo ou do pão, e de participar em atividades agropecuárias. Uma piscina exterior para os mergulhos de verão é coberta e aquecida durante os meses de inverno, para quem não abdica de relaxar dentro de água ou de nadar mesmo nos dias mais frios. A aldeia do Juízo conta ainda com um pequeno espaço museológico, com vestígios e achados arqueológicos com milhares de anos, que fazem as delicias dos mais curiosos e os transporta para o tempo dos romanos.

A Taberna do Juiz completa a experiência nas Casas do Juízo. Entre copos e amigos, este que é o restaurante da aldeia, oferece uma sala calorosa onde os taberneiros estão de braços abertos e prontos para receber que os visita. Seja para recuperar energias dos passeios pelos arredores ou para passar uma tarde a degustar as melhores variedades de petiscos, muito mais que uma mesa com pão e vinho, parar na taberna do Juiz é sentir o despertar dos sabores da região da Beira, e usufruir da boa companhia, do sossego e das boas conversas à volta de uma mesa recheada.

 Mais sobre as Casas do Juízo, todos os serviços disponíveis, programas e atividades pode ser descoberto no site www.casasdojuizo.com.