Três meses após o último “encontro” oficial, no âmbito do jantar temático “Esta Carne que eu Amo”, os dois profissionais  voltam a partilhar uma cozinha em nome da carne: de 15 a 17 de Fevereiro, o chef do RIB Beef & Wine, no Porto, vai receber o chef da Sala de Corte, a abrir brevemente em Lisboa, para uma nova edição da iniciativa MEAT the Chef at RIB.

Porque da mesma receita podem surgir criações diferentes, Luís Gaspar foi desafiado por Rui Martins para reinterpretar alguns clássicos da carta do RIB Beef & Wine e, ainda, para dar a conhecer ao público portuense as suas especialidades. Assim, durante três dias, ao jantar, vai ser possível provar e apreciar os sabores das carnes maturadas do chef da Sala de Corte no número 1 da Praça da Ribeira, no Porto!

Os jantares desta iniciativa vão começar com Croquete de Rabo de Boi, shitake e foie gras. Seguem-se três entradas de peso: Tártara de novilho, gamba da costa braseada, puré de aipo e trufa; Ovo a 64º, cogumelos, espargos verdes, espuma de farinheira e copita de porco Ibérico; e Folhado de alheira de caça com frutos secos e maçã granny smith. Nos pratos principais, não há como fugir à carne, que surge em dose tripla: Vazia maturada, mão de vaca e grão; Bochecha de vitela com migas de espargos, amêijoa, coentros e jus de pés de porco; e Bife do entrecôte maturado ‘à portuguesa’!

Para a sobremesa, Rui Martins e Luís Gaspar sugerem Pudim do Abade de Priscos com gelado de limão e tomilho-limão e Texturas de avelã com pipocas caramelizadas e gelado de caramelo salgado, esta última uma criação de Gaspar para a steakhouse do grupo Multifood, com reabertura prevista para os próximos meses, numa nova morada. Por isso, enquanto as portas da renovada Sala de Corte não abrem, não há nada como ‘matar saudades’ desta sobremesa no RIB Beef & Wine (Pestana Vintage Porto Hotel, Praça da Ribeira, nº1).

Todas as reservas para a iniciativa MEAT the Chef at RIB devem ser feitas através do 966 273 822.
Pestana Vintage Porto Hotel, Praça da Ribeira, 1
4050 – 513 Porto