Fernando Santos, Head bartender do Rooftop do Hotel Mundial, é um dos três mais promissores da Bacardi Legacy Portugal 2018, que foi disputada no passado dia 28 de novembro em Granada, onde aconteceram as semifinais da Bacardi Legacy 2018 para os países do Sul da Europa.

Bartender Fernando Santos
Bartender Fernando Santos

Para tal o Bartender tem de criar um cocktail fácil de reproduzir em todo o mundo, que use Rum Bacardi e criar uma história que esteja intrinsecamente ligada à extraordinária jornada da família Bacardi.

Na semifinal nacional estiveram em prova seis Bartenders e apenas três seguem para a final que acontecerá no início de março em Roma. O vencedor da final nacional irá representar Portugal na grande final internacional que irá acontecer na próxima primavera no México.

Volver é o nome do cocktail de Fernando Santos, uma receita que junta Bacardi Carta Blanca ao licor Yellow Chartreuse com o ananás a lima e a hortelã fresca. Inspirado na palavra espanhola que significa voltar, este seria o cocktail que Fernando serviria se a produção de Rum Bacardi voltasse a ser feita em Cuba, como era inicialmente.  A família foi exilada da ilha após a revolução e agora que Fidel Castro faleceu e começa a haver maior abertura por parte do governo, voltar às origens é uma possibilidade. Volver é por isso um cocktail imbuído desse sentimento de nostalgia e possibilidade, ao mesmo tempo que celebra as raízes do Rum Bacardi.

Nestas semifinais do Sul da Europa estiveram em jogo 24 Bartenders de quatro países, Portugal, Espanha, França e Itália.