TâmegaSousa Vinho Verde Wine Experience, é um programa enogastronómico promovido pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa), em articulação com os municípios que a integram e em parceria com a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) e a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP).

A sessão contou com a presença do Presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Tâmega e Sousa, Armando Mourisco, do Presidente da CVRVV, Manuel Pinheiro, do Presidente da TPNP, Melchior Moreira, da Consultora para a Gastronomia e Vinhos da AHRESP, Teresa Vivas, e do Comissário do evento, José Silva.

Manuel Pinheiro caraterizando os vinhos verdes como únicos no mundo, sublinhou a importância crescente da sua produção para a economia, quer de forma direta, “se pensarmos que temos 19.000 viticultores, é fácil perceber que pelo menos 19.000 famílias vivem da produção de vinho verde”, quer de forma indireta através por exemplo do incremento importante que tem dado ao turismo de toda a região.  Pegando nas suas palavras, Melchior Moreira, Presidente da Entidade Regional de Turismo Porto e Norte de Portugal, começou por enaltecer o trabalho do Presidente da CVRVV, já que “Manuel Pinheiro tem dado um contributo importante para o sucesso do turismo enogastronómico”. Melchior Moreira referiu ainda que este TâmegaSousa Vinho Verde Wine Experience se reveste da maior importância já que alia a promoção dos vinhos verdes de excelência, à gastronomia da região, sem esquecer a promoção do território. “O enoturismo tem-se revelado fundamental para a dinamização da economia e por isso saudamos, esta iniciativa da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa a que de forma natural, nos associamos.” Teresa Vivas, em representação de um outro parceiro desta iniciativa, a AHRESP, “uma das maiores associações do País”, sublinhou que eventos como este merecem da AHRESP todo o apoio já que “faz parte da nossa missão contribuir para um cada vez melhor e maior posicionamento e reconhecimento da importância da gastronomia. Eu não consigo dissociar a gastronomia dos vinhos e do território.” José Silva, comissário do TâmegaSousa Vinho Verde Wine Experience, começou por defender que “a região dos vinhos verdes é a grande região dos vinhos brancos em Portugal”. José Silva referiu-se ainda à qualidade dos vinhos verdes que, na sua opinião, tem aumentado exponencialmente e acentuou a sua satisfação por ver nesta iniciativa da CIM do Tâmega e Sousa, um verdadeiro interesse dos municípios na promoção dos seus vinhos, reconhecendo-os como fundamentais para o seu desenvolvimento económico e social.

Por fim, o Presidente da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, Armando Mourisco, referiu os números que atestam a importância cada vez maior desta região na produção dos vinhos verdes, e a título de exemplo lembrou que  “em 2016 dos 80 milhões de litros produzidos, 44 milhões são produzidos no Tâmega e Sousa, o que representa 55% do total. Além disso, o Tâmega e Sousa assegura mais de metade das exportações”. Armando Mourisco não deixou de lembrar ainda que “a nossa região é líder nos projetos de enoturismo de referência (Quinta da Aveleda, Hotel Monverde, Quinta da Covela, são alguns exemplos).” O Presidente da CIM do Tâmega e Sousa concluiu que “É fundamental promover o vinho verde, para aumentar a produção e assim melhorar e preservar a paisagem, aumentar o investimento, criar emprego e fixar população jovem e qualificada. Porque ainda há muita margem de crescimento para a promoção do nosso território.”

Inserido na sua totalidade na Região dos Vinhos Verdes e agregando cinco das suas nove sub-regiões – sub-região de Amarante, sub-região de Baião, sub-região de Basto, sub-região do Paiva e sub-região do Sousa –, o Tâmega e Sousa é um território de marcada tradição vitivinícola, sendo responsável pela produção de cerca de 50% deste néctar único no mundo.

Um produto de excelência que o programa enogastronómico TâmegaSousa Vinho Verde Wine Experience pretende promover junto de um público especializado, designadamente bloggers, críticos de gastronomia e vinhos, wine lovers, entre outros, dando-lhes a conhecer e a provar algumas das mais interessantes castas produzidas no Tâmega e Sousa, aliando-lhes a genuína e deliciosa gastronomia regional.

A decorrer entre 15 de dezembro e 20 de abril de 2018, o programa inclui um conjunto de jantares vínicos, num total de cinco, a realizar em quintas produtoras de Vinho Verde localizadas em cada uma das cinco sub-regiões do Tâmega e Sousa.

O primeiro jantar vínico está agendado para o próximo dia 15, na Quinta da Raza, em Celorico de Basto, concelho integrado na sub-região de Basto, e será dirigido pelo chef Marco Gomes e pelo enólogo António Sousa. Os restantes quatro jantares terão lugar no dia 19 de janeiro, na Quinta do Outeiro, em Castelo de Paiva (sub-região do Paiva), com o chef Álvaro Costa e o enólogo Jorge Sousa Pinto; no dia 16 de fevereiro, na Fundação Eça de Queiroz / Restaurante de Tormes, em Baião (sub-região de Baião), com o chef Nuno Diniz e o enólogo Rui Cunha; no dia 16 de março, na Casa da Calçada / Restaurante Largo do Paço, em Amarante (sub-região de Amarante), com o chef Tiago Bonito e o enólogo João Cabral de Almeida; e no dia 20 de abril, na Quinta da Aveleda, em Penafiel (sub-região do Sousa), com o chef Renato Cunha e o enólogo Manuel Soares.

O TâmegaSousa Vinho Verde Wine Experience é um projeto cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.