Com uma localização soberba (no cimo do Parque Eduardo VII), cozinha elegante, suave, sensual, com toques de exotismo mediterrânico e sabores tradicionais, num espaço que abraça com toda a elegância a cidade cosmopolita de Lisboa.

Cavala com lulas, pepino, couscous e pimentos

O chef Joachim Koerper teve uma vida profissional em vários países ao longo de mais de 40 anos, ligado a restaurantes com 2 e 3 estrelas Michelin. Tem a recuperação desta sua rica história no restaurante Eleven, que desde 2014 tem uma estrela que tem mantido ao longo dos últimos anos.

Com carta inspirada no seu percurso, o chef Joachim Koerper transmite a sua história e influências através da cozinha atualmente praticada. Reflete todo o seu know how de aromas e texturas ao longo de uma vida profissional e pessoal rica, visível no apuramento aperfeiçoado dos sentidos que utiliza na sua atual cozinha.

A excelente brigada de cozinha permite um trabalho de elevado nível técnico, num compromisso de respeito das técnicas mais elementares e fundamentais da cozinha de base.

Numa degustação que realizei, confirma-se o conceito. Cavala com lulas, pepino, couscous e pimentos harmonizado com Vicentino Sauvignon Blanc “Reserva” de 2015 da região do alentejo; Surf & Turf Luso-Alemão de lagostim com “eisbein”, calamansi e rábano com um Maçanita Touriga Nacional rosé de 2016 do Douro como harmonização; “a nossa sopa de pedra” com lavagante (uma abordagem invulgar e arrojada deste conhecido prato, onde estão todos os sabores presentes) com uma arriscada harmonização de um Blandy’s Verdelho 5 anos da região da Madeira; lavagante sobre espinafres e shiso, ostra, caviar e Champagne, saborosa criação acompanhada com Chablis Grand Cru Les Clos 2013 da Borgonha; carré de cordeiro, queijo e uvas de azeitão, lentilhas e beluga, agora com um Infinitude Merlot da região de Lisboa; terminando com um inesquecível Ferrero Eleven, a que se juntou, em igualdade, com um Robert R. Reynolds Alicante Bouschet de 2005 da região do alentejo.

É de louvar as harmonizações vínicas arrojadas e bem trabalhadas pelo sommelier Diego Apolinário, num princípio de que não se trata de uma ciência exata mas de uma aproximação aos aromas, sabores e texturas entre um universo extenso de opções, que resultam em interessantes experiências enogastronómicas, trabalhadas por um profissional que vive, pensa e respira esta arte, assumindo o risco.

Um elegante espaço a não perder para uma invulgar e sensual experiência enogastronómica.

Eleven Restaurant
Rua Marquês de Fronteira, Jardim Amália Rodrigues
1070 Lisboa Lisboa
Portugal
Telefone principal: +351 21 386 22 11
Reservas: +351 21 386 22 11
Grupos: +351 21 386 22 13
Email geral: [email protected]
Reservas: [email protected]
Grupos: [email protected]

Texto de Mário Rodrigues
edição Rita Lisboa