Sem Vergonha é o vinho mais recente dos enólogos Susana Esteban e Dirk Niepoort, que na Adega de Susana, no Alentejo, criaram um extremo Castelão, um vinho com o perfil de Borgonha.

A casta portuguesa Castelão sempre surpreendeu Susana Esteban, pela sua capacidade de produzir vinhos estruturados e de grande complexidade, mantendo a sua delicadeza e frescura. Estas caraterísticas lembram-lhe o estilo dos vinhos da Borgonha, razão que a levou a desafiar Dirk Niepoort, amigo de longa data, grande conhecedor e apreciador dos vinhos da Borgonha, para fazer um Castelão. Os dois não tiveram pudores e utilizaram para este tinto alentejano uma abordagem não convencional, sem utilizar uma grande extração do Castelão, resultando num vinho muito equilibrado, suave nos taninos, elegante, fresco e estruturado com um final longo e delicioso.

Elaborado na adega de Susana Esteban, no Alentejo, o Sem Vergonha tinto 2015 passa por um estágio de 12 meses em barricas de carvalho francês. Apresenta-se num vermelho cor de cereja, de aroma intenso a frutos vermelhos onde se destaca a cereja.

Habituada a receber e desafiar colegas para projetos fora da caixa, Susana Esteban lançou em 2014 a sua marca Sidecar, tendo sido Dirk Niepoort o primeiro convidado. Todos os anos Susana desafia um amigo a fazer um vinho na sua adega, em Mora. Serão eles a decidir como interpretar as fantásticas vinhas do Alentejo.

O tinto Sem Vergonha 2015 surgiu já na lista de recomendações da célebre publicação do americano Robert Parker – Wine Advocate. Na prova, o provador de vinhos portugueses Mark Squires atribuiu-lhe 90 pontos e carateriza este vinho como muito elegante, com boa estrutura e acidez, e com um toque de frescura de verão.

Sem Vergonha Tinto 2015 tem o P.V.P aproximado com IVA de 20€.