Charkoal, o novo restaurante na marina de Oeiras aos comandos do chef José Cordeiro. O nome, carvão em português, não engana e abre a o apetite para uma carta que começa na grelha.

O espaço é dedicado à cozinha saudavelmente portuguesa: brasa, fogão, assados no forno – carne, peixe e mariscos – são as estrelas de uma carta que merece ser degustada com calma.

Dizem que os ares do mar abrem o apetite, por isso aproveite a brisa marítima e comece a viagem com uma sopa de peixe coberta de uma delicada massa folhada; parta rumo para os grelhados no carvão, sendo a espetada de trilogia de peixes com salmão, tamboril e camarão, uma das favoritas, bem como o polvo com molho verde, batata a murro e grelos salteados. Do fogão saltam as gambas de pimenta cayenne com legumes grelhados. Já no forno, encontramos o clássico bacalhau lascado à portuguesa, ou a tranche de garoupa em pão fresco crocante com arroz de ameijôas. Mas não só de ‘peixe’ vive o homem, e muito menos um transmontano de gema como o Chefe Cordeiro. Assim, o costeletão com maturação de 35 dias, feito na brasa, a picanha à Charkoal, o peito de pato na frigideira com puré de abóbora assada e legumes, ou mesmo o frango no carvão são igualmente excelentes opções. E nada como deixar a refeição chegar a bom porto com a deliciosa tarte de queijo com compota de frutos do bosque ou o mil folhas de morangos e frutos do bosque, com natas frescas.