O Vinum Restaurant & Wine Bar recebe a quinta edição das Jornadas Gastronómicas do Boi Velho de Trás-os-Montes que, este ano, conta com uma novidade de “peso”.

Este é já um dos pontos altos do calendário gastronómico da cidade do Porto: as Jornadas do Boi Velho de Trás-os-Montes estão de regresso ao Vinum Restaurant & Wine Bar, localizado nas emblemáticas Caves Graham’s, na encosta de Vila Nova de Gaia. A quinta edição do evento, que conta com o apoio da Symington Family Estate, conta este ano com uma novidade.

Pela primeira vez, os dois tipos de carne mais valorizados pelos grandes cozinheiros a nível mundial – o boi velho e a vaca velha – serão confrontados à mesa. O objetivo é mostrar as diferenças e semelhanças destas carnes de qualidade excecional, selecionadas especialmente para este evento pelas mãos de Imanol Jaca, um dos maiores especialistas em carnes bovinas da Europa.

O segredo está na origem. Os bois velhos selecionados para o evento são provenientes de Minhotães, uma pequena aldeia no concelho de Barcelos com apenas 800 habitantes. Os animais destacaram-se pelo cuidado e carinho com que foram criados durante anos, desenvolvendo características únicas e inigualáveis.

Já a carne de vaca velha, da raça Rubia Gallega, uma das mais exclusivas e apreciadas em todo o mundo, é proveniente de uma pequena aldeia montanhosa no interior da Galiza, a uma altitude entre os 300-600 metros. O peso de cada animal varia entre os 450 e 500 kilos.  Estas vacas galegas, consideradas pela crítica internacional como a melhor carne do mundo, são muito difíceis de encontrar. 

Agora no Porto, e após vinte dias de “descanso” e maturação em San Sebastián, no País Basco, ambas as carnes serão tratadas com rigor, desde o corte à confeção, sem nenhum tipo de tratamento adicional. Aqui o objetivo é preservar o sabor autêntico e limpo das carnes, que, por mérito próprio, dispensam companhia.

A degustação, ou o acerto de contas, será feito pelos próprios visitantes que, este ano, poderão escolher dois menus: o clássico, com o “txuleton” de boi velho, estrela do evento, ou o alternativo, com o “txuleton” de vaca velha. Ambos são acompanhados por produtos da época e harmonizados pelos vinhos da Symington Family Estate.

O evento prolonga-se durante cerca de três semanas, ou pelo menos enquanto as quantidades limitadas da carne o permitirem. Por esse motivo recomenda-se reserva antecipada para garantir um lugar privilegiado no evento.

Para reservas e informações contactar: 220 930 417 ou [email protected]