O Porto Ferreira Vintage Quinta do Porto 2015, agora chegado ao mercado, é a primeira produção de um Vintage de Quinta proveniente desta histórica propriedade sobranceira à margem direita do Rio Douro, próximo da zona do Pinhão, e onde durante alguns anos viveu Dona Antónia Adelaide Ferreira, figura lendária da história do Vinho do Porto e impulsionadora do percurso de sucesso da icónica marca de Vinho do Porto Ferreira.

Este novo vinho de elevada qualidade, que cumpre todos os padrões de exigência a que os Vintage da Ferreira nos têm habituado, surge após um profundo trabalho de requalificação da vinha da Quinta do Porto concretizado pela equipa de viticultura da Sogrape Vinhos nos últimos dez anos.

“Estamos perante um Vintage soberbo que exprime, plenamente, a excelência do terroir onde nasceu e que, podendo ser consumido de imediato, promete ganhar uma crescente complexidade à medida que for envelhecendo em garrafa nos próximos 20 a 25 anos”, explica Luís Sottomayor, o enólogo que assina este vinho da emblemática marca Porto Ferreira.

Fruto de uma seleção de uvas das castas Touriga Nacional (51%), Touriga Franca (28%), Vinha Velha (13%), Tinta Roriz (6%) e Sousão (2%), este Vintage apresenta uma cor vermelha escura muito carregada, quase opaca, e um aroma de boa intensidade e complexidade, com notas de frutos vermelhos e chocolate, resultado de uma boa maturação. Identificáveis são também complexos aromas balsâmicos de resina, cedro e caixa de tabaco. Na boca tem um excelente volume, com presença de taninos firmes mas sedosos. A acidez revela-se bem integrada com notas de frutos pretos e um final longo, de grande elegância.

Refira-se que os melhores vinhos escolhidos para integrar o lote final deste Porto Ferreira Vintage Quinta do Porto 2015 foram transportados para as Caves Ferreira em Vila Nova de Gaia, onde foram envelhecidos em balseiros de carvalho, como é característico do estilo Ferreira, sob condições ideais de temperatura e humidade. A sua evolução gradual foi constantemente acompanhada pela equipa de Enologia que, após múltiplas provas, confirmou a excelência dos vinhos e elaborou o lote final.

Porto Ferreira Vintage Quinta do Porto 2015 apresenta-se em garrafa preta selada com rolha de cortiça, o que garante uma boa vedação durante o longo período de guarda. O seu perfil elegante e complexo combina idealmente com chocolates e queijos intensos.

O P.V.P. Recomendado é de 49,5€