João Nicolau de Almeida disponibiliza no mercado nacional a colheita 2015 de Quinta do Monte Xisto, produzido desde 2011, um vinho complexo, com intensidade de fruto e frescura, revelando a personalidade forte do Douro Superior.

Oriundo da Região do Douro, mais especificamente de Vila Nova de Foz Côa, e distribuído em Portugal pela PrimeDrinks, Quinta do Monte Xisto 2015 reflete a filosofia do produtor e da sua família, constituída por enólogos de reconhecida experiência e técnica. Um projeto familiar onde se conjugam as perspetivas e os conhecimentos de duas gerações de enólogos.

Com um número reduzido de garrafas, este é um blend destinado aos paladares mais exigentes e a sua qualidade foi já reconhecida pela conceituada revista de Robert Paker – Wine Advocate – ao conquistar 95 pontos. Todas as colheitas de Quinta do Monte Xisto desde 2011, ano de lançamento do vinho, foram pontuadas acima dos 90 pontos, numa escala de 0 a 100, revelando assim toda a sua excelência.

Com elevado potencial de envelhecimento, considerando a sua longevidade até 2050, Quinta do Monte Xisto 2015 foi produzido a partir das castas Touriga Nacional (60%), Touriga Franca (35%) e Sousão (5%), com 18 meses de estágio em barricas novas e velhas de carvalho francês e austríaco. Em prova, releva um final forte, solto e expressivamente amigável.

A Quinta do Monte Xisto, com 10 hectares de vinha própria, assume-se como um produtor biológico e biodinâmico, com uma clara missão de manter a biodiversidade do terroir, tanto da vinha como da região onde se insere.

Composto pelas castas Touriga Nacional (60%), Touriga Franca (35%) e Sousão (5%), tem o PVPR em carta de vinhos na restauração de 65€*.