Os Vinhos Verdes ou de Trás-os-Montes, passando pelos vinhos da Bairrada e da Beira Interior, Alheira de Mirandela, Chouriço Transmontano e de Arganil, Chanfana, Leitão da Mealhada, Queijo da Serra ou da Beira Baixa, Azeite e Castanhas, mas também Pastéis de Tentúgal ou Mel da Serra da Lousã, do Marão, da Aboboreira ou do Montemuro vão estar em grande destaque em Paris.

Portugal vai ser o convidado de honra de um dos maiores eventos da capital francesa: a 84ª Fête des Vendages de Montmartre, a decorrer de 11 a 15 de outubro. Cinco regiões: Tâmega e Sousa, Trás-os-Montes, Coimbra, Beiras e Serra da Estrela e Beira Baixa participam nesta montra de tradições culinárias e vínicas que é esta festa do vinho na cidade luz. A Câmara do 18° Bairro de Paris, organizadora do evento Fête des Vendanges de Montmartre, acolheu com grande entusiasmo a ideia sugerida pela My Genuine Portugal, agência que se dedica à promoção de Portugal a nível internacional, e fez de Portugal o seu convidado de honra.

Todos os anos, na Butte Montmartre, a festa das vindimas acolhe quase meio milhão de pessoas que podem escolher entre as atividades de uma programação variada: espetáculos, exposições, animações de rua e espaços de promoção de produtos regionais. A edição de 2017 será a da promoção da gastronomia e dos vinhos portugueses e constitui uma oportunidade única para os parisienses provarem e apreciarem as especialidades e a singularidade das diferentes regiões portuguesas ali presentes. “É uma honra imensa podermos dar a conhecer produtos de tanta qualidade aos franceses, grandes gastrónomos e amadores de vinhos”, adianta Dina Carvalho Sanches, uma das mentoras do My Genuine Portugal que vive em Paris.

Junto à Basílica de Montmartre, no Parcours du Goût, ficarão instalados os stands portugueses, serão 135 m2 ocupados pelos Vinhos Verdes ou de Trás-os-Montes, passando pelos vinhos da Bairrada e da Beira interior, Alheira de Mirandela, Chouriço Transmontano e de Arganil, Chanfana, Leitão da Mealhada, Queijo da Serra ou da Beira Baixa, Azeite e Castanhas, mas também Pastéis de Tentúgal ou Mel da Serra da Lousã, do Marão, da Aboboreira ou do Montemuro.

O programa Taste Portugal estará também presente na Fête des Vendanges e será lançado o programa da Rede de Restaurantes Portugueses no Mundo cujo objectivo é promover a gastronomia portuguesa e a internacionalização das empresas nacionais.  Este programa da AHRESP (Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal) irá estender-se a 5 países e é desenvolvido em colaboração com o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), através da Secretaria de Estados das Comunidades Portuguesas e da Secretaria de Estado da Internacionalização, por via da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), do Ministério da Economia, através do Turismo de Portugal (TP) e da Minha Terra – Federação Portuguesa das Associações de Desenvolvimento Local.

O Chef Rui Silvestre do Restaurante Bon Bon com Estrela Michelin irá animar show-cookings nos stands do Taste Portugal.