Outubro é o mês da caça no Hotel Rural Misarela, onde o javali, veado, perdiz e coelho são os quatro pratos da ementa especial do restaurante do hotel, o Ponte do Diabo, para o início do outono.

A iniciativa insere-se no ciclo gastronómico em torno da cozinha tradicional portuguesa, de Trás-os-Montes aos Açores, que o restaurante do hotel está a organizar. Para saborear até junho de 2018.

O convite começa com um passeio pela floresta vibrante das mil cores de outono. A seguir, o silêncio e o conforto no refúgio do hotel e, à mesa, os sabores da caça. Em Outubro, o Hotel Rural Misarela inicia o ciclo de momentos gastronómicos que vai levar hóspedes e habitantes da região por uma viagem pelos sabores tradicionais portugueses. Para este mês da caça, quatro clássicos, javali ou veado, perdiz ou coelho, acompanhados de uma seleção de vinhos e sobremesa. Nos meses seguintes, à exceção de janeiro em que o hotel fecha até ao dia 24, o roteiro gastronómico vai trazer àquele recanto entre o Gerês e o Barroso pratos da tradição gastronómica de várias regiões do país, de Trás-os-Montes ao Algarve, passando pelas ilhas dos Açores e Madeira.

O fumeiro e o famoso cozido de carnaval transmontano; o ensopado de borrego e a sopa de beldroegas; a muxama ou as papas de milho e marisco algarvias; o polvo em vinho de cheiro ou a espetada madeirense são algumas das iguarias da ementa especial dos próximos meses, sempre acompanhada de vinhos de cada uma das regiões em destaque.

Apaixonado pela cozinha, João Pinheiro, diretor e proprietário deste hotel familiar, assume a cozinha, a meias com Miguel Martins, sociólogo de formação igualmente seduzido pela arte culinária.

O sonho de um projeto de turismo em meio natural levou João Pinheiro a investir na compra e reabilitação da velha pousada da EDP, hoje convertida no Hotel Rural Misarela, no qual funciona o restaurante Ponte do Diabo. Agradou-lhe a mudança radical, para o lugar de Sidrós, no limite sudoeste do Parque Natural da Peneda Gerês. Natural de Braga, João cresceu entre os livros de gastronomia da mãe, professora de culinária e de economia doméstica, no curso de formação feminina da antiga escola industrial e comercial da cidade. É também viajante experiente, o que se reflete na sua cozinha. Como costuma argumentar, a gastronomia tradicional portuguesa é dos lugares onde andaram os portugueses.

O programa de estadia e refeição, para uma noite em quarto duplo com pequeno almoço incluído e duas refeições por pessoa, tem o custo 155 euros. Reservas para o número 253 759 010.