O vinho Quinta do Monte Xisto 2015, distribuído em Portugal pela PrimeDrinks, obteve uma pontuação de 95 pontos, atribuídos pelo conceituado crítico de vinhos Mark Squires, na revista Wine Advocate

A colheita de 2015 do vinho Quinta do Monte Xisto, um blend das castas Touriga Nacional, Touriga Franca e Sousão, com 18 meses de estágio em barricas novas e velhas de carvalho francês e austríaco é classificado no artigo como um vinho “maravilhosamente elegante, com boa concentração e com uma intensidade clássica no sabor”.

Mark Squires, refere ainda na sua análise sobre o Quinta do Monte Xisto 2015 que é “fresco e gracioso como em 2012, mas concentrado como em 2011, e claramente mais saboroso”. Todas as colheitas desde 2011, ano de lançamento do vinho, foram pontuadas acima dos 90 pontos.

No artigo é ainda dado grande destaque ao elevado potencial de envelhecimento do vinho, considerando a sua longevidade até 2050.

Para João Nicolau de Almeida, da Quinta do Monte Xisto, “esta pontuação é a prova do esforço e do trabalho realizado por toda a equipa da Quinta do Monte Xisto e revela a qualidade dos vinhos aqui produzidos”.

A Quinta do Monte Xisto, com 10 hectares de vinha própria, assume-se como um produtor biológico e biodinâmico, com uma clara missão de manter a biodiversidade do terroir, tanto da vinha como da região onde se insere.