Lourdes Magalhães venceu o prémio absoluto do 1.º Concurso de Doçaria de Palmela, realizado a 1 de julho, com o seu doce de figo inteiro em calda

Uma iguaria que reuniu o consenso do painel de jurados, presidido pelo Chef Emílio Rosa (Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril), e constituído, também, por Fátima Santos (Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa), Paula Magalhães (Divisão de Comunicação, Turismo e Economia Local da Câmara Municipal de Palmela), Io Appolloni (atriz e empresária na área da doçaria) e Anabela Rito (Junta de Freguesia de Palmela).

Além do prémio absoluto – o melhor dos melhores – o júri selecionou o primeiro lugar em cada uma das três categorias: Doce de Colher – Pudim de ovos com natas e nozes, de Maria Emília Oliveira; Doce de Fatia – Carolinos (Maria da Luz Silva); Doce Seco ou Biscoito – Fogaça de Palmela (Isabel Lopes). Foram, ainda atribuídas menções honrosas ao doce Cabritinha (restaurante Bones & Bones) e às bolachas de menta (Biscoitos e Companhia).

O Espaço Cidadão, no Centro Histórico da vila de Palmela, acolheu a iniciativa, que incluiu um ateliê de confeção de Fogaça de Palmela, contribuindo para a divulgação e preservação das tradições gastronómicas locais. O Chef Emílio Rosa reforçou a importância deste tipo de iniciativas, que permitem registar as memórias culinárias «das nossas avós» – uma lição que procura passar às/aos alunas/os que forma. O «casamento feliz entre a gastronomia e o turismo» foi sublinhado pelo Vereador Luís Miguel Calha, que enquadrou a iniciativa no âmbito dos objetivos do projeto municipal “Palmela, experiências com sabor”, iniciado em 2009, com excelentes resultados. A promoção da gastronomia local, conjugada com o incentivo à inovação, tem favorecido o enriquecimento das ementas dos restaurantes do concelho, levando, também, a uma maior utilização e procura dos produtos locais de grande qualidade. Palmela é o concelho da Área Metropolitana de Lisboa que mais tem crescido, nos últimos anos, em vários indicadores de desenvolvimento turístico, e a gastronomia tem sido uma componente de relevo na atração de mais visitantes e turistas ao nosso território.

Os Fins de Semana Gastronómicos – uma das principais propostas do projeto – regressam nos dias 14, 15, 16, 21, 22 e 23 de julho, para celebrar a Fruta de Palmela.