Localizada na Foz Velha, em frente ao mar, é uma das pastelarias tradicionais mais antigas da cidade do Porto (1935). Conhecida pela sua qualidade, aqui descobri  também um restaurante de excelência, para petiscar, onde se pratica uma cozinha sensível, saborosa e cheia de sabores

Rui Paiva e o pai, José Paiva, adquiriram esta famosa casa em 2006, dando continuidade ao trabalho feito até àquela data. Eu tinha sido convidado pelo António Amorim Alves, da Ewine, para ali fazer um almoço, integrado numa ação de formação. Fiquei admirado pois desconhecia-lhes tal atividade.

À medida que fomos sendo servidos a minha surpresa foi aumentando, pela qualidade e sabor do que nos era apresentado e pelo conceito e sensibilidade do que era confecionado. Um verdadeiro mar de sabores.

Com pequenos-almoços, almoços, lanches e merendas, as opções são bastante diversificadas e tentadoras, tendo sempre a opção de take-away. Entre as sugestões, poderá deliciar-se com:

– Salada de atum fresco: com tomate seco, cebola roxa e gema de ovo. Aromatizado com molho de soja e cebolinho.

– Ovos mexidos com alheira de caça e espinafres. Acompanha com salada e tostinhas.

– Cachaço de porco preto: finas fatias de cachaço de porco fumado aromatizado com flor de sal e balsâmico.

– Salada de queijo de cabra: queijo de cabra panado com frutos vermelhos.

– Preguinhos do lombo em pão da casa: aromatizados com manteiga de alho.

– Esparguete de gambas e míscaros: com espinafres frescos, gema de ovo. Aromatizado com azeite de trufa.

– Bacalhau Lascado: servido em cama de caldo verde e alioli.

Podemos dizer que difícil mesmo é tomar uma opção.

Do outro lado da Tavi podemos encontrar uma magnífica padaria com alguns pães como eu gosto, crocantes por fora e fofos por dentro, que fornecem a Tavi.

Surpresas simples assim, são sempre bem-vindas e aconselho vivamente a experimentarem. A forte aposta no vinho a copo dá-nos a liberdade de harmonizar qualquer um destes petiscos com diferentes vinhos.

Tavi
Rua Sra. da Luz, 363 – Porto 
N 41º 9′ 7,518” , W 8º 40′ 38,835′
Telef: 226 180 152 
Email:  [email protected]

texto Mário Rodrigues
edição Rita Lisboa