A Adega Cooperativa de Monção apresenta o “Deu-la-Deu Terraços”, um vinho que resulta de um trabalho de investigação realizado em parceria com a empresa YeastWine

A apresentação realiza-se na Feira do Alvarinho, que decorre em Monção, e conta com a presença de Armando Fontainhas, presidente da Adega Cooperativa de Monção, de Isabel Araújo, responsável da YeastWine, e de Luís Lopes, da revista de vinhos Grandes Escolhas.

O Deu-la-Deu Terraços é um vinho da casta Alvarinho com características organoléticas típicas da Sub-Região vitivinícola de Monção e Melgaço, que resulta de um trabalho de investigação em biotecnologia das leveduras. No design de vinhos, a utilização de estirpes comerciais tendem a uniformizar o perfil aromático do produto final, mascarando as propriedades que o distinguem e tipificam. As leveduras autóctones estão mais adaptadas à região de origem, contribuindo para a manutenção das propriedades sensoriais e do perfil característico dos vinhos de cada terroir. Após um estudo que envolveu o isolamento, caracterização genética e enológica das leveduras e vinificações à escala piloto e industrial, nasceu o “Deu-la-Deu Terraços”, um vinho que resulta exclusivamente de leveduras selecionadas naquela sub-região.