Os símbolos de qualidade instituídos pela UE reconhecem a qualidade e os valores dos produtos das RUP, servindo o navio Le Marité como emblema da campanha fazendo a ligação entre as ilhas e o Continente Europeu e estará em lisboa de 14 a 19 de maio

Quando os consumidores pensam em comida Europeia, poucos têm em mente comida de ilhas como Guadalupe, Martinique, Madeira ou das ilhas Canárias. Para promover os seus produtos, estas regiões uniram-se e criaram uma campanha de comunicação para informar os consumidores Europeus dos benefícios dos seus produtos e divulgar a sua excelência, distinguida com o símbolo de qualidade da EU. De 14 a 19 de maio o navio Le Marité estará em lisboa para apresentar e divulgar a campanha aos portugueses.

As três organizações que representam os produtores de bananas da Europa – UGPBAN (Guadeloupe e Martinique – França), GESBA (Madeira – Portugal) e ASPROCAN (Canárias –  Espanha) –  estão por trás desta campanha co-financiada pela União Europeia. De 2017 a  2019, vão divulgar a notoriedade do símbolo da RUP e mostrar a qualidade dos produtos cultivados nestas regiões, usando o exemplo das bananas produzidas nas regiões Ultraperiféricas da Europa.  Estas ações vão ocorrer em seis país: Espanha, Portugal, França, Bélgica, Alemanha e Polônia.

O navio Le Marité servirá como um emblema – a ligação entre as ilhas e o Continente Europeu – expondo os símbolos nas velas do histórico navio de três mastros. Entre 2017 e 2019 o Le Marité vai navegar até ao porto de 18 cidades, em seis países, onde irá atracar durante uma semana.