Com a assinatura da duriense Lavradores de Feitoria, as mais recentes colheitas são de 2014, no tinto, e 2015, no branco

O ‘Meruge branco’ é um típico “branco de Inverno”: com boa complexidade e estrutura, características que lhe conferem potencial de guarda e que advêm da casta (muito cítrica e com acidez), mas também da fermentação e do estágio em madeira. Um processo peculiar pelo facto de ser feito em barricas de carvalho nacional, novas e em cru – sem queima/tosta, como acontece na maioria dos casos. O resultado é um néctar 100% português. A percentagem máxima vai também para as uvas que lhe dão origem: Viosinho apanhado em Vinhas Velhas (e por isso mais sapientes!).

Com uma bonita (brilhante e limpa) cor dourado palha, o ‘Meruge branco 2015’ é um vinho fresco, frutado e bastante complexo, com notas de fruta madura e nuances balsâmicas. Com madeira muito bem integrada, vai evoluindo para aromas mais complexos de fruta seca, tornando-o muito rico e interessante. Na boca, a primeira sensação é fresca, frutada e muito agradável. Com uma boa acidez, é um vinho equilibrado, com notas de fruta madura, tipo marmelo, ligeiro abaunilhado e alguns frutos secos. Muito harmonioso, tem um final saboroso e longo. Promete longevidade.

O ‘Meruge tinto’ revela outra face do Douro: mais suave e elegante. Características conferidas pela Tinta Roriz de uma vinha plantada em altitude e virada a Norte, a juntar a uma percentagem de 20% de Vinhas Velhas, onde predominam as Tourigas Franca e Nacional; e por uma peculiar forma de vinificação. Com uma curta maceração a frio em lagar, fermentação e estágio em barricas de carvalho francês, pretendeu-se criar um vinho marcante, com uma elegância e “finesse” singulares aliadas a um enorme complexidade e potencial de envelhecimento.

O ‘Meruge tinto 2014’ é a 11.ª edição deste DOC Douro. Um vinho de cor bastante viva e jovem. No nariz é muito elegante, predominando os aromas de frutos vermelhos, envolvidos por especiarias como tabaco e café, fruto do seu estágio em barrica. Na boca é intenso, fino e muito saboroso, com notas aromáticas a frutos vermelhos bem maduros, taninos suaves e aveludados, suportados por uma acidez equilibrada que o torna muito harmonioso.

Meruge branco 2015 é um DOC Douro e tem o PVP de €20,00, o Meruge tinto 2014  também DOC Douro e um PVP de €20,00