Um monocasta Alvarinho da sub-região de Monção e Melgaço, produzido num dos melhores solos para a agricultura (o franco argiloso), de onde sai um dos melhores brancos Alvarinhos que se pode desejar e apreciar

Quinta de Santiago

Um branco da Quinta de Santiago, propriedade quase urbana localizada na vila raiana de Monção, muito peculiar e que mostra a importância do “terroir”. Aqui a casta Alvarinho tem literalmente “terreno” para demonstrar todas as suas potencialidades, com condições de drenagem e matérias orgânicas que potenciam todas as suas caraterísticas.

O vinho aqui é feito em primeira mão, na vinha, respeitando e aproveitando todas as condições naturais, a que se segue todo um trabalho tradicional de produção em adega, da responsabilidade do enólogo José Domingues.

O resultado é um branco dos deuses. Elegante, complexo, muito equilibrado, cítrico e fresco, frutado, um vinho encorpado que nos enche a alma e nos deixa um excelente final de boca com um “gostinho de quero mais”.

O que envolve este precioso néctar é uma elegante garrafa tipo Borgonha com um rótulo muito “clean” e de cativante bom gosto.

Um vinho branco a não perder, que se bebe só e/ou em boa companhia, gastronómico e que pode acompanhar peixes, queijos sem demasiada cura e pratos de aves.

quintadesantiagoalvarinho.blogspot.pt/
[email protected]

texto Mário Rodrigues
edição Rita Lisboa