Celebrado como o primeiro formato de turismo ferroviário de luxo em Portugal, o “Vila Joya no Douro” juntou na linha do Douro o lendário Comboio Presidencial português, o carismático Chef Dieter Koshina do Vila Joya, e uma seleção cuidada dos melhores vinhos e produtos nacionais numa edição que o mentor Gonçalo Castel-Branco considera “uma boa primeira experiência, que agora foi depurada para criar o The Presidential- um produto turístico de qualidade mundial”

comboio presidencial

O novo formato, com uma nova marca que presta homenagem ao magnífico comboio que lhe dá forma, continuará a juntar uma seleção dos melhores Chefs do mundo- todos detentores de estrelas Michelin-, aos melhores vinhos da região e aos melhores produtos do país, ao longo de 17 viagens em Maio deste ano.

Dos 5 Chefs que vão cozinhar a bordo do Presidential, Gonçalo Castel-Branco anunciou já os dois primeiros – Esben Holmboe Bang, o detentor de 3 estrelas mais novo do mundo e Chef do aclamado Maaemo, em Oslo, será responsável pelo menu da primeira semana (3 a 7 de Maio), e a semana seguinte (10 e 11 de Maio) terá inicio com o mais inovador Chef do norte – Pedro Lemos, detentor de uma estrela no seu restaurante homónimo no Porto.

“No ano passado fizemos um trabalho de curadoria feroz dos produtos presentes a bordo, porque entendemos que todos eles devem não só contribuir para uma experiência inesquecível, mas manter um standart de excelência que é estabelecido pelo próprio comboio e o sua história” diz o responsável, que na edição de 2016 contou com os vinhos Nieeport, a loiça Vista Alegre, os cheiros e sabonetes Castelbel, a banda sonora da Casa da Música, os livros da Fundação de Serralves e a cozinha Eletrolux. “Este ano estamos a continuar esse trabalho, dando continuidade a algumas dessas parcerias e acrescentando várias outras”.

A principal alteração é mesmo no programa – os clientes do The Presidential vão agora usufruir de toda a linha do Douro, numa viagem que parte de São Bento com destino à magnifica Quinta do Vesúvio- uma das mais emblemáticas e exclusivas quintas do Douro, onde terá lugar uma prova de vinhos do Porto da Grahams. Ao voltarem a embarcar, os convidados terão à sua espera várias surpresas, entre elas uma carruagem-bar com música ao vivo e uma carruagem-salão de chá, para a sua viagem de volta ao Porto.

Os bilhetes estão já à venda no site www.thepresidentialtrain.com, e custam 500 euros por pessoa (iva inc.), para o programa de dia inteiro que inclui a viagem no Presidencial, o menu de degustação de 4 pratos preparado por Chef abordo, a harmonização de vinhos, acesso à Quinta do Vesúvio e prova de portos, bar com música ao vivo, salão de chá e gift bag com livro de coleção autografado pelo Chef.

Hoje a jóia da coroa do património ferroviário Português, o Comboio Presidencial transportou Presidentes, Chefes de Estado, Reis e Papas durante mais de um século. Construído em 1890, este serviu a corte do rei D. Luís I como o Comboio Real, recebendo a bordo convidados de honra como a rainha Isabel II e o Papa Paulo VI. Rebatizado “Comboio Presidencial” no inicio do século, transportou os Chefes de Estado Portugueses até 1970, altura em que foi oficialmente retirado de circulação.

 

Magnificamente restaurado em 2010, o mobiliário e charme que o tornaram icónico mantêm-se intactos e está desde então em exposição no Museu Nacional Ferroviário como a mais emblemática peça da nossa história ferroviária.