Duas novidades no portefólio do produtor duriense Quinta do Pôpa que carregam o carisma e a irreverência a que já nos habituaram os netos do Pôpa, agora com um tinto quente e um branco com alma de tinto, os dois ‘Black Edition’

popa-black-edition-tinto-e-branco

Stéphane e Vanessa Ferreira definem-nos como “vinhos de conforto pensados para aquecer os dias mais frios de Inverno e que vêm quebrar a velha regra do tinto para carne e do branco para peixe”.

Resultado de um maior conhecimento da vinha, adega e do mercado, a Quinta do Pôpa avança agora com a extensão da marca/gama ‘Pôpa’, através do lançamento de dois ‘Black Edition’. O tinto, de 2014, promete fazer reviver o charme das lareiras e o prazer da literatura, quando bebido a solo. É igualmente convidativo numa mesa repleta de boa gastronomia. De teor alcoólico generoso, fermentado e estagiado em madeira, o ‘Pôpa Black Edition branco’, de 2015, valoriza a gastronomia slow food, exaltando os seus sabores mais delicados; por outro lado refresca e limpa o palato quando harmonizado com gorduras e proteínas. Duas novas propostas para quem não dispensa um bom copo de vinho nesta altura do ano.

Da conjugação de Vinhas Velhas (30%), Tinta Roriz (30%), Touriga Franca (20%), Tinta Amarela (10%) e Tinto Cão (10%) nasce o ‘Pôpa Black Edition tinto 2014’, “um vinho rico em estrutura, aconchegante no nariz e provocativo na boca e que desperta a tão desejada sensação de calor. De tanino firme e frescura evidente, mostra persistência em toda a prova. Uma sugestão que enaltece os aromas limpos e complexos, com destaque para os frutos maduros e notas de especiarias” segundo os produtores. Com taninos firmes e frescura evidente acompanha na perfeição pratos quentes, sejam estes da tradicional gastronomia de caça ou de assados e estufados de carne (temperada, seja branca ou vermelha). Desafia a novas harmonizações, inclusive com peixe, sendo a escolha da guarnição preponderante para o pairing.

O ‘Pôpa Black Edition branco’, que se estreia com a colheita de 2015, é a aposta da Quinta do Pôpa nos vinhos brancos de Inverno. “Um vinho cheio de carácter, mas ao mesmo tempo, descomplicado e vivo com um final longo a realçar a fruta. Os seus aromas limpos e sedutores fazem sobressair as notas de tosta e lentamente as florais, afirmando frescura e complexidade. Na sua base está a perfeição e elegância das Vinhas Velhas, uma mistura que revela todo o seu potencial aquando a sua harmonização com gratinados de peixe gordo e estufados de carne e cogumelos”. Revela-se uma surpresa muito agradável a acompanhar massas com molho de tomate (a sua acidez é bem absorvida pela acidez do vinho), assim como com frutos secos (servidos como aperitivo ou integrados no prato).

Pôpa Black Edition tinto 2014 tem o PVP de €13,50  com uma graduação de 14,5.
O Pôpa Black Edition branco 2015 tem o PVP de €13,50  e uma graduação de 13,0%