A colheita de 2015 poderia não ser a melhor, assim diziam as condições meteorológicas registadas, mas a verdade é que a qualidade das uvas do coração do Alto Douro Vinhateiro superou as expectativas e, Jorge Moreira, enólogo da Quinta de la Rosa, e a sua equipa conseguiram dar a este ‘La Rosa branco’ a identidade e a elegância dos grandes vinhos durienses

qr-la-rosa-branco-2015

Um vinho harmonioso, elegante e que expressa a vinha e as uvas na garrafa. Este branco, sério e bastante fresco, resulta de um blend afinado ao pormenor entre quatro castas muito presentes no Douro e provenientes de Vinhas Velhas. A casta Viosinho (45%) confere-lhe o corpo e a estrutura que é complementada pelo perfil aromático e complexo da casta Códega do Larinho (30%), uma casta que traz consigo toda a intensidade dos seus aromas frutados e florais. A acidez e frescura ficam a cargo do Rabigato (20%), que adiciona um carácter jovial a este vinho tipicamente duriense. O conjunto fica completo com uma pequena percentagem da casta Gouveio (5%), que lhe confere a persistência necessária para se tornar uma sugestão versátil e acessível.

As particularidades das castas utilizadas unem-se e dão a este vinho notas bastante perfumadas, com aromas cítricos e florais. Ao nível do palato é um branco muito suave e sedutor, cheio de intensidade e sabores que num todo o tornam um vinho equilibrado, longo e fresco. Um vinho misterioso com um potencial de guarda, que promete melhorar em garrafa. Segundo as notas de prova da Wine Spectator, o ‘La Rosa branco 2015’ é um vinho rico e incrivelmente bem esculpido em todo o seu perfil aromático, desde as notas de ananás à pêra Bosc, passando pela tangerina. Um vinho pronto a consumir, como aperitivo ou para acompanhar pratos de peixe.

Uma nota final para o facto de a Quinta de la Rosa praticar uma agricultura sustentável, certificada pelas entidades ADVID e SATIVA. À semelhança dos demais vinhos deste produtor secular, o ‘La Rosa branco 2015’ não contêm, não foi produzido a partir de, e não inclui substâncias com origem em Organismos Geneticamente Modificados. Não são usados quaisquer produtos provenientes de animais.

La Rosa branco 2015, um DOC Douro que tem o PVP de €9,00 e uma produção de  17.500 garrafas.