Sete chefes de cozinha, quatro com estrela Michelin nos respetivos restaurantes, elevaram o Queijo Serra da Estrela a um patamar diferente, no evento Evento Queijo Serra da Estrela à Chef, realizado no passado dia 26 de novembro, no Parador Casa da Ínsua, Penalva do Castelo, que revelou novos horizontes gastronómicos para um dos produtos mais nobres da região

chefs-e-queijo-da-serra

Paulo Cardoso, o chefe de cozinha anfitrião, foi o primeiro a subir ao palco, tendo apresentado um “dueto de maçã e presunto em esfera, areia de azeitona e Queijo Serra da Estrela”. Depois de degustado o amuse bouche, a entrada ficou a cargo de Vítor Matos (do restaurante Antiqvvum, Porto, novo estrela Michelin) – “ravioli de Queijo da Serra com manteiga das Marinhas e salva, trombetas da morte, folhas de capuchinha e flores”. Seguiu-se uma sopa, “sopa de peixe assado com nhoques de queijo Serra da Estrela”, com assinatura do convidado internacional, o chefe Fernando Agrasar (estrela Michelin no restaurante As Garzas, na Galiza).

O festim gastronómico prosseguiu com a participação de Rui Silvestre, que viajou do Algarve (restaurante Bon Bon, Carvoeiro, estrela Michelin) até à Beira Alta. “Ostra do moinho dos ilhéus, agrião e Queijo da Serra” foi a proposta. A representação feminina ficou muito bem entregue a Marlene Vieira (Mercado da Ribeira, Lisboa), que propôs “bacalhau frito, consomé de cebola, couve Bruxelas e soufflé com Queijo da Serra”. O capítulo carnívoro foi assegurado por André Silva (Largo do Paço – Casa da Calçada, Amarante, estrela Michelin), com “vitela com Queijo da Serra, raiz de cerefólio, alcachofras, foie gras e cogumelos.

A fechar, a doçaria por Luca Arguelles, mestre pasteleiro de Arronches, Norte do Alentejo. “verrine de alperce, Queijo da Serra e sopa de eucalipto”, como sobremesa, e “mini-tarte de castanhas, Queijo da Serra e aguardente velha”, a acompanhar o café.

A programação do dia culminou com o workshop “Queijo Serra da Estrela – da produção à comercialização”, que teve as participações de Jorge Coelho (Queijaria Vale da Estrela, Mangualde), José Matias (Queijaria Casa da Ínsua), Joana Osswald (proprietária da loja gourmet Mercearia da Rua das Flores, Porto) e o Presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, José Morgado Ribeiro. Findo o workshop, decorreu uma prova cega de Queijos Serra da Estrela, de diferentes produtores, tal como no show cooking, de novo em harmonização com vinhos da região do Dão.

De referir ainda que a CIM Viseu Dão Lafões convidou um grupo restrito de jornalistas especializados em gastronomia para realizar um conjunto de visitas pelo território, durante dois dias, que se traduziu num contacto estreito com queijarias, especialistas em cogumelos, doçaria tradicional, fumeiro, culinária tradicional e contemporânea e vinhos.

Queijo Serra da Estrela à Chef foi promovido pela CIM Viseu Dão Lafões, em parceria com o Grupo Visabeira e o município de Penalva do Castelo.