O Vinum Restaurant & Wine Bar volta a receber as Jornadas Gastronómicas do Boi Velho de Trás-os-Montes, um dos pontos altos do calendário gastronómico da cidade do Porto. O evento decorre até 11 de dezembro

vinum_carnes-maturadas

Pelo quarto ano consecutivo, o Vinum Restaurant & Wine Bar, localizado nas emblemáticas Caves Graham’s, em Vila Nova de Gaia, apresenta as Jornadas Gastronómicas do Boi Velho de Trás-os-Montes. O menu estará disponível diariamente, ao almoço e jantar, até 11 de dezembro.

Na base desta experiência gastronómica está a carne de excelência do boi velho de Trás-os-Montes, selecionada especialmente para o evento por Imanol Jaca, um dos mais conceituados especialistas em carne bovina na Europa. Estes são exemplares raros, em termos de idade e peso, e absolutamente excecionais no que diz respeito à sua qualidade.

Este processo, que durou vários meses, exigiu várias visitas a pequenos produtores transmontanos, alguns dos quais escondidos em aldeias remotas. Foi o próprio Imanol Jaca, atualmente consultor da Sagardi, grupo basco que detém o Vinum, que liderou as negociações e acompanhou todo o percurso destas carnes. Isto porque, após a sua seleção, as peças seguiram para o País Basco, onde foram submetidas a um rigoroso processo de maturação.

Na prática, trata-se de um amadurecimento da carne que deve ser feito num ambiente controlado, em câmaras frias e com ventilação, entre 1 a 3 graus centígrados e com 70% de humidade. É o chamado processo de “dry age”, que teve a duração de 20 dias.

Já no VINUM, estas carnes são temperadas recorrendo a especiarias, que realçam a sua autenticidade, e confecionadas de forma simples e minimalista, com respeito pelos seus sabores originais.

Menu IV Jornadas Gastronómicas do Boi Velho de Trás-os-Montes
Preço: 78€ pax (não inclui seleção de vinhos)*
Suplemento de vinhos Symington: 29€ pax

Entradas

Alheira de Mirandela com Maçã
Guisado de Bacalhau com Amêijoas e feijão branco
Quinta do Ataíde DOC Douro 2014

Prato Principal

Costeletão de Boi de Trás-os-Montes com Pimentos de Piquillo assados
Quinta do Ataíde Vinha do Arco Touriga Nacional DOC Douro 2014

Sobremesas

Sortido de Queijos Regionais do Norte de Portugal
Trufas de Chocolate
Graham’s Vintage 1983

Contactos para reservas:
Telefone: 220 930 417 | E-mail: [email protected]