Provas em Chicago, São Francisco e Nova Iorque nos 18, 25 e 27 em Outubro e Perfect Portuguese Pairings – Food Truck no dia 23 de Outubro

logoviniportugal-novo

Reforçar o conhecimento dos vinhos nacionais no relevante mercado norte-americano assim como evidenciar o seu caracter gastronómico são os principais objetivos das ações que a ViniPortugal vai lançar no segundo semestre de 2016 no mercado dos EUA. Neste âmbito serão realizadas três Provas em Chicago, São Francisco e Nova Iorque nos 18, 25 e 27 em Outubro. A par será promovido o Perfect Portuguese Pairings – Food Truck no dia 23 de Outubro, em S. Francisco.

Mais de 450 vinhos nacionais estarão em foco nas três provas. A primeira organizada no dia 18 de Outubro, no Intercontinental Chicago Magnificent Mile, a segunda no dia 25 de Outubro no Merchants Exchange Building em São Francisco e a terceira no dia 27 de Outubro, no Prince George Ballroomm, em Nova Iorque.

As três provas incluem um Master Class, realizado entre as 13h30 e as 14h30. Dirigido por Evan Goldstein, este seminário focado no tema “Modern Portugal: Exploring Contemporary Approaches, Classic Grapes and Exciting Wines” contempla a apresentação de 10 vinhos em cada um dos eventos. As provas de Chicago e Nova Iorque integram ainda um Producer Showcase entre as 14h30 e as 17h30.

No dia 23 de Outubro a ViniPortugal organiza a segunda edição do Perfect Portuguese Pairings – Food Truck, na Gallery 308 at Fort Mason em São Francisco, impulsionada pelo sucesso da primeira edição realizada em 2015. Esta prova decorrerá 2 dias antes da prova Wines of Portugal para profissionais de São Francisco, que terá lugar no dia 25 de Outubro.

Perfect Portuguese Pairings – Food Truck é uma prova aberta aos consumidores e interactiva, onde os convidados são desafiados a harmonizar os vinhos portugueses com uma selecção de comida gourmet de roulotte, vulgarmente conhecidos como food trucks.

Três equipas, compostas por profissionais de restauração e retalho, competirão entre si para criar a melhor harmonização do seu menu com os vinhos portugueses em prova. Os consumidores convidados votarão na sua equipa favorita enquanto provam os diferentes vinhos e harmonizações propostas. A prova procura demonstrar a versatilidade gastronómica dos vinhos Portugueses.

Os vinhos portugueses ocupam o 9º em Valor no mercado dos EUA, com 88 Milhões de Euros, com base nos valores indicados de importação. Ao nível das exportações EUA, de acordo com dados do INE, os vinhos portugueses atingiram os 69 Milhões de Euros em 2015. Entre 2011 e 2014 as exportações cresceram 25% e 16% em 2015