O restaurante do Palácio das Cardosas apresenta as propostas gastronómicas para a nova estação com destaque para as carnes de caça, reconhecidas pela suculência e sabores intensos

lombinho-javali-confitado-e-alheira-no-bosque-com-cogumelos

O Restaurante Astória, localizado no emblemático Palácio das Cardosas, no coração da cidade do Porto, acaba de apresentar a nova carta de outono. No total, são oito os novos pratos introduzidos pelo Chefe Pedro Sequeira, inspirado pelos sabores e aromas da sua infância. Os pratos de caça são uma das novidades, que chegam com a promessa de desafiar os sentidos ao público de fora, e não só.

A viagem gastronómica começa com um regresso à terra, onde os tubérculos, as raízes e os cogumelos são as estrelas principais. As novas entradas incluem um Creme de cogumelos com presunto alentejano e chila fumada regado com azeite de tomilho e Truta marinada (12 horas) com geleia de cavala fumada e creme de topinanburg, um tubérculo com origem no Médio Oriente.

Javali e faisão são as carnes escolhidas para celebrar a temporada à mesa. Começando pelo Javali, esta é uma carne caracterizada pelo elevado valor nutricional e sabores fortes. No Astória, é confitada e servida com alheira e um mix de cogumelos do bosque, com um apontamento de molho de mirtilo. Já a carne do Faisão, uma ave de beleza rara, é mais leve e delicada, aqui servida com especiarias, um guisado de alcachofra e abóbora, cogumelo eringii grelhado e creme de avelã.

Para equilibrar a experiência, o Chefe Pedro Sequeira selecionou dois peixes da costa portuguesa. A primeira sugestão é um cantarilho suado em algas acompanhado por puré de feijão branco, cebolinhas gaseadas e molho de lemongrass. Segue-se a tradicional garoupa com mousse de couve roxa, salada de tubérculos e molho de açafrão.

Nas sobremesas, o destaque vai para uma reinvenção do tradicional bolo podre. Esta receita, inspirada na doçaria conventual alentejana, é servida com queijo fresco, gelado de abóbora, crocante da canela e petazetas, uma verdadeira viagem aos anos 80.

Restaurante Astória
Praça da Liberdade, 25, Porto
Contacto para reservas:
Tlef: +351 22 00 35 600
E-mail: [email protected]