Variedade gastronómica da Bairrada à mesa do ‘Encontro com o Vinho e Sabores’ da região, em jantares servidos pela Nova Casa dos Leitões (de Anadia) e pelo Salpoente (de Aveiro)

leitao

Vai começar o 4.º ‘Encontro com o Vinho e Sabores Bairrada’ (EVSB), um evento que tem vindo a ganhar onde se destacam os famosos espumantes – e os sabores. Desde da primeira edição, integram o programa do EVSB dois jantares que são simultaneamente temáticos e vínicos. Os “Sabores da Terra” vão ser servidos pela Nova Casa dos Leitões, na sexta-feira, 30 de Setembro; já os “Sabores do Mar” estão reservados para Sábado, sob a batuta do restaurante de Aveiro Salpoente.

As fronteiras da região – estabelecidas em 1867 por António Augusto de Aguiar – situam-na entre dois importantes centros urbanos e universitários, Aveiro e Coimbra, na antiga região da Beira Litoral. Estendendo-se pelos concelhos de Anadia, Mealhada e Oliveira do Bairro, mas também Cantanhede, Águeda e Vagos, desde áreas interiores até ao litoral atlântico, numa distribuição geográfica que privilegia os sabores da terra ao mar.

A fazer cumprir a tradição das casas bairradinas, há que encetar as hostes com o famoso leitão à Bairrada. Antes do prato principal, a Nova Casa dos Leitões preparou um ‘carpaccio de vitela com vinagrete de colheita tardia’ e ‘iscas braseadas com coentros’. O leitão também vai estar presente nos aperitivos, sob a forma de folhados e de paté. Canapés variados, rissóis, enchidos, broa e pão regional completam os sabores salgados. Nos doces, uma ‘trilogia d’Outono’, composta por bolo de ovos, sorvete de laranja, gengibre e gelatina de mirtilo com Baga. A acompanhar, dois novos espumantes de Baga@Bairrada, o ‘Mata Fidalga Vinhas Velhas Baga@Bairrada Bruto branco 2014′ e o ‘Aliança Baga@Bairrada rosé 2015’; o premiado ‘Quinta das Bágeiras Pai Abel branco 2014’ e um clássico, o ‘Quinta do Poço do Lobo Reserva tinto’ de 2012.

Famoso pelo receituário de pratos com bacalhau, vai ser esse o anfitrião do jantar protagonizado pelo Salpoente. Elevam-se as expectativas depois de conhecido o prato principal, uma vez que o ‘O Fiel Amigo’ vai ser ‘marinado em Vinhos Tinto da Bairrada’ e harmonizado com ‘Quinta do Ortigão 4 Dezasseis tinto’, da colheita de 2011. O bacalhau vai ainda ser degustado em ‘A Nossa Caldeirada de Bacalhau’, prato que entra com um ‘Tártaro de Atum e Alma de Caviar’ e acompanham com ‘Quinta dos Abibes Sublime branco 2012’. Isto só depois de dadas ‘As Boas-Vindas do Chefe’ e um ‘Aplauso’ (Reserva Bruto Espumante branco 2014) à Bairrada! ‘O Chocolate e a Laranja’ fazem dupla com o ‘São Domingos Cuvée Espumante branco 2012’.

Os dois jantares acontecem no restaurante do Velódromo Nacional – Centro de Alto Rendimento de Sangalhos, palco do ‘Encontro com o Vinho e Sabores 2016’. Com um custo de €35,00, a reserva é obrigatória e deve ser feita através da Revista de Vinhos: Ana Rita Gonçalves – [email protected] ou 215 971 383.