A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) acaba de apresentar a nova campanha de promoção da sub-Região de Monção e Melgaço, por ocasião do 108º Aniversário da Demarcação da Região

a-origem-do-alvarinho

Com o objetivo de destacar o carácter próprio do Vinho Verde Alvarinho da Sub-Região de Monção e Melgaço, a CVRVV acaba de criar uma campanha de promoção com a assinatura “A Origem do Alvarinho” que explora os temas “Origem e Destino”, “Origem e Caracter” e “Origem e Descoberta”.

Apresentada numa cerimónia em que foram também revelados os vencedores da IX Edição do Concurso de Vinhos Verdes & Gastronomia, destacaram-se 10 restaurantes de Norte a Sul do País nas categorias “Cozinha de Autor”, “Cozinha Tradicional”, “Melhor Serviço de Sala”, “Melhor Escanção”, “Melhor Carta de Vinhos da Região dos Vinhos Verdes” e “Melhor Harmonização”.

“Pela primeira vez em Portugal, uma sub-Região é destacada como sendo válida só por si. É necessário reconhecer a exclusividade dos vinhos de Monção e Melgaço e reforçar aquela sub-Região como território de origem da casta Alvarinho no universo dos Vinhos Verdes. Já acontece noutros países como França há largos anos e, olhando para a nossa Região, urge que se distinga aquele território como único”, salienta Manuel Pinheiro, Presidente da CVRVV.

Integrada num programa de promoção a 6 anos, no valor de 3 milhões de euros, a campanha abrange ações formativas de produtores e profissionais da restauração, distribuição e turismo, eventos específicos, provas e degustações.

O Concurso de Vinhos Verdes & Gastronomia assinala a publicação da Carta de Lei de 1908, que demarca a Região dos Vinhos Verdes, e regista uma adesão crescente, afirmando-se como um dos mais importantes concursos de gastronomia do País.