O Plano de Promoção da sub-Região de Monção e Melgaço, é liderado pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) e conta com três milhões de euros para um período de seis anos, durante os quais “a origem do Alvarinho” será sublinhada com um selo de garantia exclusivo, entre outras ações de alavancagem autónoma daquele território dentro da Região

Vinho Verde 450

Fruto do “Acordo Alvarinho”, o Plano de Promoção efetiva a certificação da autenticidade, origem e qualidade dos vinhos de Monção e Melgaço através da aposição de um selo de garantia novo e exclusivo atribuído pela CVRVV, sublinhando um segmento de maior valorização dentro do universo “Vinho Verde”.

Paralelamente, um projeto específico de promoção vai desde a certificação até campanhas publicitárias, programas de formação, apresentações à comunicação social e ao trade ou provas técnicas que potenciem as características diferenciadoras dos produtos vínicos de Monção e Melgaço. Enquanto berço dos famosos vinhos da casta Alvarinho – considerados o ex-libris da Região dos Vinhos Verdes – a sub-Região será alvo de ações de promoção que a posicionam com a assinatura “a origem do Alvarinho” de forma distintiva.

Para o Presidente da CVRVV, “este é um projeto aliciante e com fortes indicadores de sucesso, uma vez que se trata de uma sub-Região com características muito particulares e largamente apreciadas na sua diferença. Certificar com um selo de qualidade superior os vinhos de Monção e Melgaço é uma forma de reconhecimento do extraordinário trabalho que foi desenvolvido naquele que é considerado o berço do Alvarinho. 2016 é um ano de arranque e de certeza, pois temos seis anos para fazer chegar ainda mais longe a sub-Região que tanto se distingue na Região dos Vinhos Verdes”, refere Manuel Pinheiro.