A centenária empresa produtora de vinhos do Porto e do Douro abre portas ao público a partir de 10 de junho, Dia de Portugal, e deixa-se conhecer por dentro, a funcionar, com trabalhos pelo percurso e os cheiros inesquecíveis das caves de vinho do Porto

Centro de Visitas Vila Nova de Gaia

“Bem-vindos às caves da Poças Júnior em Vila Nova de Gaia. Este é um armazém de envelhecimento em funcionamento pelo que não se estranhem mangueiras pelo percurso ou outros trabalhos”. O aviso no início da tour compreende-se.  No local, estão concentrados o armazém, engarrafamento e sede social da empresa, pelo que o desafio foi conseguir “desenhar uma experiência que fosse impactante para os visitantes no mesmo local onde trabalham quase 40 pessoas diariamente”, reconhece o diretor comercial da Poças Júnior, Pedro Poças Pintão, um dos elementos da quarta geração da família na gestão da empresa, uma das poucas companhias de Vinhos do Porto 100 por cento portuguesa.

A inauguração do novo serviço de enoturismo da empresa, no próximo dia 10 de junho, Dia de Portugal, acontece depois de concluídas algumas obras de adaptação de espaços e é resultado de um número crescente de pedidos de visita. “Na maioria dos casos, acabávamos por ter de recusar, pois não estávamos preparados para receber visitantes com regularidade”, justifica Pedro Poças Pintão, lembrando também a dimensão internacional do negócio da família:

“Tendo em consideração que 90% do nosso volume de vendas provém da exportação, fazia todo o sentido abrir as caves aos turistas que visitam a região do Porto em número cada vez mais elevado”.

As caves da Poças Júnior em Vila Nova de Gaia armazenam um stock de vinho do Porto de cerca de dois milhões de litros, possuindo a empresa um total de cerca de quatro milhões de litros. Ali encontram-se balseiros de 38 mil litros – o maior da Poças, de 90 mil litros, está numa das suas quintas no Douro, a Quinta das Quartas, junto à Régua – e 790 pipas onde envelhecem os vinhos do Porto Tawny datados e os Colheita antigos que fazem a reputação da casa.

O centro de visitas (Rua Visconde das Devesas 186, 4400-Vila Nova de Gaia)  vai funcionar todos os dias, das 10 horas às 17h30, horário que se estende até às 20 horas entre maio e setembro. A visita tem um custo de 3,50 euros e inclui uma visita guiada às caves e uma prova de Vinho do Porto. Adicionalmente é possível provar um conjunto alargado de Vinhos do Porto e de vinhos do Douro. As visitas guiadas são efetuadas em quatro línguas (espanhol, francês, inglês e português).