Casal de Ventozela Alvarinho 2015 reforça o posicionamento do produtor na especialização em monovarietais, tendo sido uma ideia surgida há cinco anos mas só agora concretizada

casal de ventozelo alvarinho 270

A pequena freguesia de Mogege, em Vila Nova de Famalicão, está a conquistar o seu lugar no mapa dos vinhos. Deve-o a Casal de Ventozela, um dos produtores mais jovens da região que tem despertado a atenção da crítica em Portugal e, sobretudo, no estrangeiro. O espólio de produtos conta com uma família de monovarietais que homenageiam as castas tradicionais da região, agora com novo membro.

A ideia de produzir um vinho Alvarinho surgiu há cinco anos, altura em que esta casta foi plantada pela primeira vez na propriedade, beneficiando das caraterísticas únicas do microclima da região do Vale do Ave. Seguiram-se vários testes à qualidade das uvas e experiências no vinho, um trabalho paciente de procura por um perfil distinto e fiel à filosofia do produtor.

Por esse motivo, este não é um Alvarinho comum. De acordo com André Miranda, o rosto dos vinhos Casal de Ventozela, “a ideia é mostrar a versatilidade de um Alvarinho, este com um perfil mais sério, ideal para um consumo gastronómico. Por outro lado, apresenta um enorme potencial de guarda, prevendo-se uma excelente evolução em garrafa.”

Isto porque 10% do lote é fermentado em barricas de carvalho francês, o que lhe confere diferentes graus de tosta e notas de madeira. Segue-se um processo de batonnage periódica, em inox e barrica, o método que permite que o vinho ganhe corpo e estrutura.

Casal de Ventozela Alvarinho 2015 é, por isso, um vinho com cor citrina, com aromas tropicais e notas minerais. Encorpado e com personalidade, apresenta um sabor intenso, fresco e com grande equilíbrio aromático. O companheiro perfeito para pratos de peixe, mariscos e carnes brancas ou apenas para um final de tarde na companhia dos amigos. Deve ser servido entre os 8ºC e os 10ºC.

Para esta primeira edição, apenas 3 mil garrafas serão destinadas ao mercado nacional. A distribuição é exclusiva da OnWine Distribuição Nacional.

Casal de Ventozela Alvarinho 2015 tem o PVP de 9,98€