Reconhecido pela produção de vinhos do Douro de excelência, Alves de Sousa nunca abandonou a sua vocação para a produção de Vinhos do Porto

Quinta da Gaivosa Porto Vintage 2013_PVP 45,90EUR 110

Domingos Alves de Sousa foi um dos pioneiros na produção de vinhos de qualidade no Douro. Mas foi na produção de vinho do Porto que a história desta família de cinco gerações dedicadas ao Douro começou a ser contada e, por isso, nunca foi esquecida.

Ao longo dos anos, foram feitas várias experiências para encontrar as melhores uvas para diferentes categorias de vinho do Porto. E hoje em dia, a família orgulha-se de apresentar uma linha com uma identidade muito própria e que reflete a sua dedicação e respeito pelo Douro e pelo vinho do Porto.

Em 2003, foi declarado o primeiro Vintage da casa, uma primeira experiência que viria a repetir-se de forma mais consistente nos últimos anos – 2008, 2009, 2011 e 2012. É agora apresentado o Quinta da Gaivosa Porto Vintage 2013, dez anos após a primeira colheita. Esta é uma edição ultralimitada, com apenas 600 garrafas disponíveis no mercado nacional.

Tratando-se de um single quinta, este Vintage representa a essência do terroir da Quinta da Gaivosa, onde são produzidos alguns dos vinhos de topo do Douro, entre os quais um dos ex-libris da propriedade, o Abandonado. A sua elaboração é fiel à tradição. Desde a combinação de castas autóctones – Sousão, Touriga Nacional e Touriga Franca à pisa a pé em lagar.

As notas de ameixas secas e alcaçuz sobressaem no palato. A estrutura densa, mas equilibrada e suave, antecipa um final longo e harmonioso. Tudo o que se pede de um Vintage que, embora jovem, torna a sua degustação imediata quase irresistível. Para os mais pacientes, transfere-se o testemunho da guarda deste vinho, com a mesma dedicação com que foi produzido.

Quinta da Gaivosa Porto Vintage 2013 tem o P.V.P. em garrafas de 0,75L de 45,90 €.