A Portucrown é uma empresa portuguesa que se dedica à certificação de qualidade e autenticidade de diversos produtos, sendo o vinho um dos que mais tem aderido aos selos, quer a nível nacional, quer internacional.

selo anti falsificação g

Sensível à crescente contrafação de produtos alimentares a nível mundial, com incidência na área dos vinhos, a Portucrown associou-se à empresa francesa Prooftag no desenvolvimento do selo ‘Made in Portugal Authentic’ (MPA) com uma tecnologia impossível de reproduzir. Através do selo MPA – autocolante colocado em cada garrafa individualmente – é possível garantir a autenticidade do vinho, a rastreabilidade e a exclusividade do mesmo. Este selo representa a impressão digital de cada garrafa de vinho.

Este selo é composto por uma tecnologia de Dispersão de Fibras, uma característica de segurança baseada na métrica do caos. Através da dispersão aleatória de fibras coloridas associadas a um código 2D em série, é criada uma impressão digital para cada etiqueta.

A técnica de Dispersão de Fibras resulta de um processo desenvolvido pela Neenah Paper nas suas fábricas de papel. Durante o processo de produção, as fibras são incorporadas na pasta de papel para criar dispersão física, absolutamente original e única. Posteriormente, a etiqueta é marcada em série com um código 2D antes de ser registado na base de dados.