Restaurante inserido no The Artist Porto Hotel & Bistrô, tem uma excelente cozinha e serviço, liderada por um jovem e prometedor chef.

Uma verdadeira surpresa este espaço de criação gastronómica. Gente nova cheia de vontade de fazer bem e cada vez melhor, seja na sala ou na cozinha. O jovem chef Hugo Dias, ex Porto Palácio, é uma revelação pela criatividade, inovação e simplicidade.

Com um sistema de carta branca, onde apenas se pergunta ao cliente as restrições que eventualmente tenha, ao jantar somos surpreendidos com criações que vão variando. Capuccino de cogumelos com Naan, risotto de abóbora manteiga com crocante de parmesão, salmão marinado com molho Tatziki com esponja de azeitona negra, espiral de Portobello com folhas da estação e codorniz (OVO) escalfada, escalope de fois com creme de marmelo em tosta de tomilho / codorniz caramelizada com creme de cenoura, redução de moscatel e alecrim, dourada em escabeche com fumada com ervas finas, açorda de coentros com rebentos de ervilhas, carré de borrego com puré de batata doce, castanha caramelizada e crocante de kataifi ou um crumble de aveia e baunilha com banana/ Duo de mousses, amêndoa e castanha com merengue flamejado, são algumas das criações gastronómicas congeminadas no laboratório do chef Hugo Dias.

Os almoços são surpreendentes pela sua simplicidade, mantendo a boa cozinha, mas direcionados para refeições mais simples e a cerca de 10€.

Com estagiários da Escola de Hotelaria do Porto, logo ao lado, um espaço que recomendo vivamente, pela sua qualidade e eficiência, onde não falta uma lista de vinho a copo. Um espaço que no seu conjunto, restaurante e hotel, está a ser gerido pelo grupo Sonae. Uma inovação dentro do grupo.

www.theartistporto.pt/

por Mário Rodrigues