Celeste Pereira, um dos elementos do painel que participou no laboratório “Harmonização a copo” realizado no restaurante Gaveto em Matosinhos, partilha a sua opinião sobre a iniciativa de que brevemente sairá artigo e video aqui.

celeste pereira 450

Obrigada Mário Rodrigues. Partilho. Hoje (28 de outubro), descobri e participei num laboratório sério e duro que a Viniportugal e o Alivetaste estão a fazer junto dos restaurantes e dos produtores. Sabendo que os restaurantes são os grandes embaixadores de um vinho, de um produtor, decidiram fazer ação de charme junto deste público alvo. Sensibilizar para o serviço de vinhos. Para a importância de servir bem vinho a copo, de harmonizar vinhos com comida.

A Viniportugal em conjunto com o Alivetaste já fizeram 6 avaliações no Porto. Iniciam segunda fase que estenderá a Lisboa. Hoje fizemos avaliação de comida, vinhos, harmonização e serviço no restaurante Gaveto, em Matosinhos.

Missão prazerosa, séria e dura. Avaliação: as contas ainda não estavam feitas, dá para confirmar em Alivetaste, mas posso adivinhar: excelente.

Fomos equipa generosa? Seguramente que não – o restaurante Gaveto tem 34 anos (+ou-) e continua a ser uma instituição. Um sítio de sabores e de cuidado com o produto, os peixes e os mariscos. E sempre muito atual e inovador, apesar do sítio ser algo datado.

Uma pequena grande história: há alguns anos descobriram que a cozinha que praticam, de peixes e mariscos, conjuga muito bem com vinhos- brancos maioritariamente, e de todas as regiões de Portugal. E até do mundo, why not? E assim têm na carta vinhos de todo o mundo que resulta da escolha de Raul Riba D’Ave.

No laboratório da Viniportugal e Alivetaste, harmonizamos mariscos e peixes com brancos grandiosos de todo o país. E sobremesas com Vinho do Porto 10 anos e Madeira. Almoço memorável. Prometo contar sobre a comida e revelar as marcas. todas, porque vale a pena experimentar. à Viniportugal, grata pela experiência enriquecedora. Jorge Monteiro, presidente da Viniportugal, Mário Rodrigues, da Alivetaste e Tim Hogg, it was a pleasure.

por Celeste Pereira
Greengrape