Vários produtores da região abrem, até 17 de Outubro, as portas das suas adegas para experiências plenas de convívio e lazer em harmonia com a natureza.

Vindimas setubal 1 450

Os programas familiares incluem diversas atividades como a apanha da uva, visitas às adegas, pisa a pé nos antigos lagares, provas de vinhos, almoços enogastronómicos e piqueniques no campo com as tradicionais adiafas.

Setembro é mês de vindimas. As uvas estão prontas para serem colhidas num ritual que ainda se mantém como o momento alto do ciclo da produção de vinho. Desconhece-se o momento preciso em que terá começado o cultivo da vinha na Península de Setúbal mas estima-se que os Fenícios e os Gregos tenham dado um forte impulso na divulgação do vinho, incentivando as trocas comerciais com outros povos através do estuário do Sado.

A região, hoje afamada pelos seus vinhos tranquilos e pelo ímpar generoso Moscatel de Setúbal, tem-se tornado num destino turístico de excelência graças à riqueza cultural e paisagística onde se inclui a cultura da vinha e do vinho. O recente investimento em infraestruturas dedicadas ao enoturismo associadas a produtores da região, como por exemplo os recém-inaugurados enoturismos da Quinta do Piloto, Casa Ermelinda Freitas, Serenada, Herdade do Cebolal, Brejinho da Costa e Adega Fernão Pó, permitiram também alargar e melhorar a receção de turistas na região. É neste espírito que os produtores de Vinho da Península de Setúbal abrem as suas portas, convidando todos os apaixonados pela natureza, pela vinicultura e pela recuperação de tradições milenares, a experienciarem as vindimas na região.

Sites:
www.vinhosdapeninsuladesetubal.com | www.moscateldesetubal.pt
Facebooks:
www.facebook.com/omoscateldesetubal | www.facebook.com/vinhosdapeninsuladesetubal
Flickr:
www.flickr.com/photos/cvrpsetubal
Youtube:
www.youtube.com/user/cvrps
Instagram:
www.instagram.com/vinhosdapeninsuladesetubal