Encontro com o Vinho e Sabores 2015, é um êxito para a marca Bairrada, onde foram revelados os melhores espumantes e cartas de vinhos da região.

ECV Bairrada 2015 450

O ‘Encontro com o Vinho e Sabores Bairrada’ teve a sua primeira edição em 2013. A iniciativa surgiu de uma vontade conjunta de promover o que de melhor a região tem, capitalizando para (re)afirmar a identidade Bairrada através da promoção dos seus produtos mais emblemáticos, como sejam os vinhos e espumantes Bairrada – com certificação de Denominação de Origem –, mas também a sua gastronomia ímpar e também as valências ao nível do turismo.

A organização – que é repartida pela Comissão Vitivinícola da Bairrada, pelo Município de Anadia e pelo Turismo do Centro de Portugal, contando ainda com um forte apoio da Associação Rota da Bairrada e, dentro desta, de todos os Municípios que compõem a Região, e produzida pela Revista de Vinhos – foi aplaudida quer pelo sector, quer pelos visitantes, estando já a ser desenhada a quarta edição desta iniciativa. Ao longo destes três dias foram várias as iniciativas aos dispor de quem para visitou o EVSB e a Bairrada: degustação de vinhos e sabores, provas comentadas, jantares vínicos, visitas a adegas e produtores, participação na entrega de prémios dos concursos ‘de Espumantes Bairrada’ e ‘de Cartas de Vinhos Bairrada’, entre outras.

O ‘Encontro com o Vinho e Sabores 2015’ foi o palco escolhido pelas Caves da Montanha e pelas Caves Primavera para apresentarem os seus espumantes com a chancela Baga Bairrada’, um projeto promovido pela Comissão Vitivinícola da Bairrada que levava já mais de dois anos de trabalho e que viu, em Julho deste ano, o surgimento dos seus primeiros cinco produtos. No que toca às novidades são ambos brancos e 100% Baga: ‘Montanha Grande Cuvée Baga-Bairrada Super Reserva 2009’ e o ‘Primavera Baga-Bairrada Extra Bruto 2013’, vencedor na categoria de “espumantes brancos da casta Baga” no Concurso de Espumantes Bairrada 2015, que se realizou a propósito do evento.

No ‘Concurso de Espumantes Bairrada 2015’ o melhor dos melhores, com Grande Medalha de Ouro, que foi arrecadada pelo ‘Lopo de Freitas branco 2010’ das Caves do Solar de São Domingos. Seguiram-se as medalhas de ouro que foram cinco em três categorias. ‘Quinta dos Abibes branco 2011’, do produtor com o mesmo nome, foi o melhor espumante com estágio até 24 meses, sendo ainda destacados nesta categoria o ‘Marquês de Marialva branco 2014’ (Adega de Cantanhede) e o ‘Messias Grand Cuvée branco 2012’ (Caves Messias). Na categoria de espumantes com estágio igual ou superior a dois anos foram atribuídas três medalhas de ouro, todas elas a néctares com Denominação de Origem Bairrada. Os premiados foram o ‘Grande Borga branco 2010’ (Campolargo), o ‘Montanha Real Grande Reserva branco 2009’ (Caves da Montanha) e o ‘Rama Special Cuvée Blanc de Blancs branco 2011’ (J. Rama), sendo de destacar o facto de ‘Lopo de Feitas’ também se inserir nesta categoria. Baga, a casta bandeira da região levou a concurso vários espumantes tendo-se destacado, com ouro, o ‘Primavera Baga-Bairrada Extra Bruto branco 2013’, lançado precisamente no evento. (lista completa de vencedores abaixo em anexo).

Dos restaurantes da Bairrada, cujas cartas de vinhos estiveram à prova da primeira edição do ‘Concurso de Cartas de Vinhos Bairrada’, os vencedores foram: o Rei dos Leitões na categoria absoluta; e o Pedra de Sal no que toca a relação preço-qualidade. Canastra do Fidaldo, Casa Mattos, Dux Taberna Urbana e Pedra de Sal vão receber o selo de “Recomendado” na categoria “Melhor Carta de Vinhos Bairrada 2015” e Casa Mattos, Dux Taberna Urbana, Piscinas do Mondego, Pompeu dos Frangos e Mugasa na de “Melhor Carta de Vinhos Bairrada . Preço-Qualidade 2015”. Um concurso que teve como objectivo escolher e premiar a excelência das propostas vínicas dos restaurantes estabelecidos na região Bairrada ou nas áreas adjacentes, com especial enfoque nos vinhos com Denominação de Origem Bairrada, dando a conhecer de forma concertada e “de dentro para fora” a diversidade e qualidade dos vinhos da região.