Um projeto que tem por objetivo fazer do norte de Portugal uma das regiões gastronómicas de excelência a nível mundial, demonstrou uma elevadíssima qualidade na apresentação, colocando a fasquia a um nível raramente visto em Portugal.

Considero que foi num evento de indiscutível beleza, nobreza de objetivos e grande profissionalismo, em que o empenhamento na sua organização global permitiu que estivéssemos perante uma produção integrando “The best of the bests”, quer nos painéis realizados quer no almoço harmonização.

No fórum participaram especialistas portugueses e internacionais, designadamente os chefs de cozinha Felipe Rameh (chefe de cozinha do restaurante Alma Chef, eleito “Chefe de Cozinha do Ano 2013 em Belo Horizonte” pela revista“Veja”), Ricardo Costa (uma estrela Michelin, The Yeatman, V.N. Gaia), Pedro Lemos (uma estrela Michelin, Porto) e Renato Cunha (Ferrugem, Famalicão).

Destaque ainda, no painel de participantes, para Jaume von Arend (diretor da empresa espanhola líder na produção de eventos gastronómicos, incluindo os Fóruns Gastronómicos de Barcelona, Girona e Corunha), Eduardo Maya (idealizador e coordenador do projeto “Aproxima”, que pretende posicionar o Estado de Minas Gerais como referência no panorama gastronómico brasileiro), Duarte Calvão (diretor do Peixe em Lisboa, o festival gastronómico português que tem granjeado elogios na imprensa internacional), Miguel Icassatti (jornalista de São Paulo, especializado em gastronomia da América do Sul, colaborados em várias publicações brasileiras) e Rui Falcão (especialista em vinhos, possuidor de um elevado conhecimento e experiência em mercados internacionais).

Mas aqui pretendo destacar acima de tudo o elevadíssimo nível de um raro almoço pela sua qualidade técnica e cuidado apurado em todos os aspetos.

Numa sala com ambiente acolhedor, pouca iluminação, com 4 grandes painéis ao longo da mesma em ambos os lados envolvendo todos os comensais, e onde imediatamente antes de ser servido cada um dos respetivos pratos, passavam imagens temáticas estilizadas e devidamente sonorizadas, anunciando o tema do mesmo.

A “mise en place” anunciava uma tarde atarefada. Começámos com caviar português: ovas de sardinha, azeite de Trás-os-Montes, legumes da costa Verde do chef Renato Cunha com um vinho verde Alvarinho 2014  Quintas de Melgaço, bibalves da nossa costa, molho de caldeirada e caril, do chef Ricardo Costa acompanhado com Cerveja artesanal Saaz Blonde Super Bock Selecção 1927  e um cherne, feijão, vegetais do chef Felipe Rameh com mais um verde agora Casa do Valle Grande Escolha 2013 da Casa do Valle.

Nas carnes um cordeiro de leite, queijo terrincho, tomate do chef Pedro Lemos com um Duas Quintas reserva 2013, do Douro da Ramos Pinto, a que se seguiu o rabo de vitela barrosã, grão-de-bico, cebola, cenoura, novamente do chef Renato Cunha com o Quinta da Leda 2008, também do Douro da Sogrape Vinhos. A finalização coube ao chef Pedro Lemos com amêndoa do Douro, alfazema, Vinho do Porto com um Graham’s 20 anos da Symington Family Estates.

O cuidado técnico de confeção, finalização e empratamento executado por todos os chefs, foi exemplar, não sendo nunca descurado o apelativo sabor de cada um deles. As harmonizações estavam também transversalmente a um nível raro dos objetivos de complementaridade dos pratos, em escolhas acertadas de Nuno Pires. O serviço de sala foi atento e eficaz.

O Essência do Vinho, através da direção do Nuno Vaz Guedes Pires e Nuno Botelho, está uma vez mais de parabéns pela organização deste Culinar – Norte de Portugal, cujo manifesto foi assinado pelo Ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, assim como pelos  chefs participantes na degustação e pelo chef Rui Paula.

Culinar – Norte de Portugal é uma iniciativa apoiada pelos fundos da União Europeia, através do Programa Operacional Regional do Norte, NORTE 2020, e ao abrigo do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

por Mário Rodrigues