Produtor convida a vindimar por um dia e a deixar a sua marca na colheita deste ano, onde a tradição das vindimas se celebra entre a pisa da uva e a boa gastronomia.

pacheca_grupo 450

A Quinta da Pacheca, produtor vinícola do Douro sediado em Lamego, vai ter as portas abertas em Setembro para receber os vindimadores, proporcionando-lhes experiências vínicas inesquecíveis, entre videiras, lagares e os bons prazeres da mesa.

O dia de vindima começa pelas 10h00, onde os participantes são instruídos por pessoal especializado e equipados com chapéus de palha, lenços tabaqueiros, tesoura de corte e balde para começarem a meter mãos à obra, não sem antes o estômago ser forrado com um caldo de cebola e sardinhas assadas. Depois de hora e meia a vindimar, o almoço tem lugar por volta das13h00 junto às vinhas, incluindo sopa, um prato de peixe ou carne, fruta e café.

Da parte da tarde, e ainda antes da pisa da uva, a Quinta da Pacheca convida os vindimadores de ocasião a conhecer a magnífica propriedade, que guarda histórias seculares em cada recanto, e onde se respira a importância do vinho para toda uma região, que é a mais antiga Região Demarcada de Vinhos do mundo.

As uvas no lagar e prontas a ser pisadas ao ritmo dos sons da concertina e cânticos tradicionais, da forma compassada que o mosto reclama. É o ritual da lagarada, com a força das pernas de homens e mulheres a serem empregues em momentos de convívio pelos quais os residentes do Douro aguardam ansiosamente durante todo o ano. Na altura será servido um vinho do Porto.

Para a realização do programa será necessário um mínimo de duas pessoas e um máximo de trinta, sendo o custo de 75 euros por pessoa. Caso pretenda apenas participar no ritual da lagarada, o custo é de 20 euros por pessoa e as condições de disponibilidade são as mesmas: o mínimo de duas pessoas e o máximo de trinta.