Projeto “Saucealth” destaca-se pela criação de fórmulas com aditivos naturais, que garantem uma atividade antimicrobiana e antioxidante.

Católica Porto_Campus Asprela 350

A Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Católica Porto acaba de apresentar os resultados do projeto “Saucealth”, que se destaca pelo desenvolvimento de novos molhos, mais saudáveis e seguros, recorrendo a soluções antimicrobianas e a antioxidantes naturais e inovadoras. Durante a investigação – desenvolvida em parceria com a empresa Mendes Gonçalves – foram desenvolvidas novas fórmulas de molhos com compostos naturais, que asseguram a capacidade antimicrobiana de molhos, nomeadamente maionese, ketchup e mostarda.

A equipa de investigação apostou na utilização de compostos como extratos naturais citrinos, quitosana ou diacetato sódio (vinagre em pó) que, além de garantir a segurança necessária ao prazo de validade, demonstraram assegurar um produto de elevado valor sensorial. Alguns dos compostos utilizados permitiram, também, garantir uma atividade antioxidante relevante de elevada proteção do produto final.

De forma a adequar os produtos às exigências nutricionais atuais foram desenvolvidas formulações com reduzido teor de sal, recorrendo a novas tecnologias (emulsão dupla) e aos aditivos naturais referidos, o que permitiu, mesmo com a redução de sal, a segurança do produto e qualidade sensorial esperada pelo consumidor. Refira-se, ainda, que para além de produtos com reduzido teor de sal, foram também desenvolvidas formulações de baixo teor de gordura e de açúcar, que contribuem assim para um benefício nutricional acrescido do produto final.