A maioria prefere comer quente, com manteiga, chouriço, ou torresmos, mas, as sugestões são inúmeras para degustar o Pão de Mafra.

Festival do Pão 450

Produto que se distingue no quadro da panificação nacional e que dá o mote para uma nova edição de um festival que alia a gastronomia aos produtos locais, às tradições do mundo rural, ao artesanato, à música e à dança. Promovido pela Câmara Municipal de Mafra, o evento realiza-se, de 10 a 19 de julho, no magnífico Jardim do Cerco, espaço de lazer do Palácio-Convento mandado construir por D. João V.

O Festival do Pão, aberto ao público entre 10 e 12 de julho e de 16 a 19 de julho, com entrada gratuita, constitui uma oportunidade para saborear o Pão de Mafra certificado, mas também as mais variadas especialidades gastronómicas regionais, disponíveis nas tradicionais “tasquinhas” e nas bancas das pastelarias locais. Evidenciando a ligação ao universo rural, o evento integra a exposição e venda de artesanato e de produtos locais, a feira saloia, as atuações de ranchos folclóricos, uma exposição de veículos e alfaias agrícolas, assim como diversas atividades de animação cultural, especialmente para as crianças.

Esta edição de 2015 fica marcada pelo inédito “Fórum do Pão” que, reunindo reputados oradores, promove a reflexão sobre as questões históricas e etnográficas e, por outro lado, apresenta o novo projeto municipal “Bolsa de Terras de Mafra”, que tem por objetivo potenciar a máxima utilização do território rural concelhio. Também como novidade, salienta-se a internacionalização do festival, contando com representação de pão francês (baguete).

www.cm-mafra.pt/sites/default/files/folheto_fp_2015.pdf.